quarta-feira, 25 de maio de 2016

Passeio ao Parque das Mangabeiras



No dia 24 de maio, a Pastoral da Mulher de BH, Unidade Oblata em MG, realizou um passeio ecológico ao Parque das Mangabeiras, um dos maiores e mais belos redutos de ecologia e preservação em Belo Horizonte. Por meio da observação da flora e da fauna nativas e da caminhada pelas trilhas do local, as mulheres puderam contextualizar, na prática, alguns conceitos ensinados nas oficinas e celebrações ao longo do ano, ligados, principalmente, à preservação do meio ambiente , buscando formas mais equilibradas de conviver consigo, com os outros e com a natureza.



Durante a visita, as mulheres passearam por algumas das atrações do Parque das Mangabeiras como trilhas ecológicas, praça das águas e outros recantos naturais. Para Jose Manuel, um dos integrantes da equipe da Pastoral,  "Foi incrível fazer trilhas no meio de micos, sabiás, quatis e jacupebas. As mulheres  tiveram a oportunidade de conhecerem e trocarem experiências, e de brincar com seus filhos. E além disso,  unindo turismo e lazer, promovemos a  cidadania e a inclusão social. Para  a imensa maioria das mulheres esta foi a primeira vez que visitavam o parque das Mangabeiras e foi para elas uma experiência única” .Para Sandra, uma das mulheres acompanhadas pela Pastoral, o passeio foi muito bom. "Foi tudo maravilhoso, ambiente saudável, animado, e ainda recebemos a visita dos quatis do parque. A amizade das participantes é forte como se fossemos uma família", completou.


A ideia foi de proporcionar um encontro com a natureza e mostrar que existem Parques naturais em Belo Horizonte a uma distância acessível e que podem transmitir uma integração facilitada com o meio ambiente natural.
Houve tempo para a espiritualidade, com uma bela celebração inicial, tempo para compartilhar um delicioso piquenique onde cada pessoa contribuiu com um prato diferente, e tempo para jogos e brincadeiras em contato com a natureza.
As atividades conseguiram tornar o nosso grupo mais unido e mais descontraído, promover a confraternização e facilitar a interação entre equipe e mulheres. O passeio foi um grande sucesso num lugar maravilhoso onde tudo nos fala de Deus

O Parque das Mangabeiras

Localizado na Região Centro-Sul da capital mineira, na base da Serra do Curral, o Parque das Mangabeiras é a segunda maior reserva ambiental urbana do Brasil, atrás apenas da Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro. Criado em 1974 e inaugurado apenas em 1982, o parque possui uma área de 2.350.000 metros quadrados onde abriga 21 nascentes, além de inúmeras espécies animais e vegetais.
No Parque das Mangabeiras, o contato com a vegetação nativa é um dos principais atrativos, sendo representada por áreas de Cerrado e de Mata Atlântica.

A fauna do Parque das Mangabeiras é bastante diversificada. Merece destaque o grupo das aves, com mais de 160 espécies registradas, dentre elas o jacu e a saracura, facilmente observados no parque. Com relação aos mamíferos, cerca de 30 espécies já foram registradas, dentre estas o quati, o mico-estrela, o caxinguelê (esquilo), o ouriço-cacheiro e o tatu-galinha. Embora de visualização mais difícil, o parque é também abrigo de cerca de 20 espécies de répteis e 20 espécies de anfíbios, como a rã Hylodes uai, que tem em seu nome uma homenagem a Minas Gerais.

















2 comentários:

Anônimo disse...

Foi supergostoso o passeio! Amei o passeio no Parque das Mangabeiras. As amigas foram incríveis e o melhor foi entrar em contato com a natureza e agradecer á Deus pelas coisas lindas que vimos! Adorei e estou com um gostinho de quero mais! Parabéns para a Pastoral da Mulher por este dia!

Anônimo disse...

Foi supergostoso o passeio! Amei o passeio no Parque das Mangabeiras. As amigas foram incríveis e o melhor foi entrar em contato com a natureza e agradecer á Deus pelas coisas lindas que vimos! Adorei e estou com um gostinho de quero mais! Parabéns para a Pastoral da Mulher por este dia! (Izabel Souza)