terça-feira, 3 de maio de 2016

Estátua dedicada às garotas de programa na Holanda

Em Oudekerksplein, ou Praça da Igreja Velha, no coração do distrito da luz vermelha de Amsterdã, existe uma estátua de bronze de uma mulher na entrada de uma igreja. A estátua é chamada Belle, e é o primeiro e único monumento do mundo dedicado as profissionais do sexo.


A Holanda é um dos poucos países no mundo onde a prostituição é legal e regulamentada. As garotas de programa são obrigadas a passar por exames regulares de saúde à custa do governo e donos de bordéis que exigem a obtenção de certificados de saúde antes que eles possam empregar ou alugar quartos.


Em Amsterdã, De Wallen é o maior e mais conhecido distrito da luz vermelha. Localizada num conjunto de becos, a área contém aproximadamente trezentas cabines alugadas por prostitutas que oferecem seus serviços sexuais por trás de uma janela ou porta de vidro, tipicamente iluminado com luzes vermelhas. Chamado de “kamers”, eles são o tipo mais visíveis de trabalho sexual em Amsterdam e são uma grande atração turística.



Foto: Shubert Ciencia/Flickr

A ideia da estátua foi concebida por Mariska Majoor, fundadora do Centro de Informação, prostituta e ex-garota de programa. Mariska tinha 16 anos de idade quando foi atraída para o mundo da prostituição. Nessa idade, ela não pensava em trabalho sexual como algo degradante. Ela viu isso como trabalho e estava feliz com os altos rendimentos. Ela só percebeu muito mais tarde que o resto do mundo não vê a prostituição como algo tão “normal”.

Em 1994, Mariska parou de trabalhar como prostituta e abriu o Centro de Informação para educar o público sobre o trabalho sexual e reduzir o estigma enfrentado por trabalhadores do sexo. O centro organiza passeios para turistas e estudantes, e realiza palestras e apresentações de slides sobre a prostituição e outras questões relacionadas com o sexo no trabalho.


Em 2007, ela contratou o artista Els Rijerse para criar a estátua Belle e mostrar respeito aos milhões de mulheres em todo o mundo que ganham a vida através da prostituição. A estátua foi inaugurada ao público durante o Red Light District’s 2nd Annual Open Day – que é um evento tradicional do local.

A placa diz: “Respeite as prostitutas ao redor do mundo”.

Fonte: http://misteriosdomundo.org/

Nenhum comentário: