segunda-feira, 11 de abril de 2016

‘‘Quero deixar um legado para a sociedade’’

Assim como a personagem, a socióloga fixou prazo para deixar a Guaicurus
O maiô não é dourado como aquele que Hilda Furacão usava à beira da piscina do Minas Tênis Clube antes de se tornara prostituta mais famosa da capital mineira no livro de Roberto Drummond. A peça de cor branca e transparência valoriza mais a pele morena de Tatiana Vieira, de 27 anos. Ela solta os cabelos cacheados, tira a calça jeans, põe brincos dourados, sobe nas sandálias de salto fino e, aos poucos, vai deixando do lado de fora do quarto da Rua Guaicurus a aparência da sociólogaeprofessora da rede estadual de educação. Na zona boêmia de BH, a jovem é apenas Tati.

Em suas próprias palavras, Tati é mulher “com jeito de garota”. Seios pequenos, corpo mignon, 1,50m de altura, coxas grossas. A sensualidade esconde a intelectual formada em sociologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e com mestrado não concluído na mesma instituição. Com o grande parte das mulheres que trabalham ali, Tati não é mineira. Nasceu no Pará e cresceu em família de classe média, mãe filósofa e pai técnico de pavimentação de estradas. “Eu era uma patricinha”, comenta.


Depois de crise de estresse no mestrado, aceitou o convite de uma amiga e, em 2013, mudou-se para BH para espairecer. A temporada mineira trouxe novas experiências profissionais. Primeiro, o telemarketing, depois, aulas de sociologia em escolas públicas. E, no meio disso, a prostituição. “Briguei com a minha amiga e fui morar sozinha. Teve um dia que o dinheiro não dava. Fiz anúncio em site de encontros casuais e, em uma semana, fiz R$ 1 mil”, lembra. A descoberta da Guaicurus ocorreu este ano, como opção mais segura em relação à prostituição pela internet.

A mãe e os quatro irmãos continuam no Norte do país. Opai, seu melhor amigo, faleceu em fevereiro. A morte dele mexeu com a garota. E, diferentemente da Hilda Furacão das páginas do escritor Roberto Drummond, Tati não quer mais ser um mistério. Pelas lentes do Estado de Minas, ela mostra o rosto pela primeira vez, se despe do medo da rejeição e assume para a família e a sociedade a atuação profissional no mercado do sexo.


“Estou usando meu corpo como meu instrumento de trabalho. Assim como uso meu intelecto na atividade acadêmica. O que tenho é um foco: pegar o dinheiro e investir na minha carreira”, afirma. A feminista, que não via com bons olhos o sexo pago, desvestiu-se também dos preconceitos. “Há muitas mulheres guerreiras aqui, que têm filho, casa e não querem ser sustentadas por marido”, diz Tati, que preza por sua independência, acima de tudo. “Não é glamour nem vitimização da mulher. Para mim, é trabalho”, ressalta.
LIBERAL. Apesar do jeito aparentemente contido, ela sempre gostou de transar e nunca foi de reprimir desejos. Nem por isso topa tudo. A camisinha, inclusive, é artigo obrigatório e, preocupada, faz exames periódicos contra Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. “Já barrei homens, mas não dá para escolher muito”, diz a jovem, que concilia a Guaicurus com as aulas numa escola estadual e a especialização no ensino da língua inglesa. “O salário de R$ 1,4 mil de professora não dá para pagar aluguel, as contas e a especialização”, reforça. Sem falar na musculação e ioga para manter a forma. Embora bem resolvida com as escolhas da vida, Tati não nega uma certa frustração. “É muita batalha do meu pai, da minha mãe, são muitas horas de estudo para eu não conseguir por meus méritos uma vida digna dentro da profissão de socióloga”, diz. Mas ela nunca deixa a pesquisadora de lado. “Você tem o livro Hilda Furacão para me emprestar?”, pergunta Tati à repórter do EM.

Ela está assistindo a documentários e lendo livros para desvendar sua profissão. Um trabalho que tem prazo de validade: cinco anos. Coincidência ou não, Hilda também estabeleceu que se prostituiria por cinco anos e nem mais um dia. Para Tati, é o tempo suficiente para juntar mais dinheiro. Dali em diante, não alimenta sonho de casamento ou filhos. Também não pensa em voltar para o Pará, onde vive um rapaz que faz seu coração bater forte. “Quero escrever, quero publicar, quero deixar um legado para a sociedade. Quero ajudar a construir uma sociedade não preconceituosa. E isso tem que começar por nós.” (Flávia Ayer).
Perfil da zona boêmia
“A prostituição também reproduz hierarquias sociais. Na zona boêmia, hotéis mais caros, com melhor infraestrutura, são ocupados por mulheres jovens, de pele mais clara e dentro dos padrões estéticos socialmente valorizados, e têm maior frequência de estudantes universitárias. Mesmo assim, há neles diversidade de perfis socioeconômicos, ‘raciais’, educacionais e geracionais. Nos hotéis mais baratos, essa diversidade se acentua, com maior quantidade de mulheres acima de 40 anos, negras e com sobrepeso. Como aponta Wendy Chapkins (1997), diferenças de classe e status não apenas dividem os lugares ocupados pelas trabalhadoras no comércio do sexo, como criam distintas experiências, inclusive em relação ao valor e respeito com que são tratadas.”
Trecho de artigo escrito pela socióloga e prostituta Tatiana Vieira e pela antropóloga Marina França


Fonte: Estado de Minas

Nenhum comentário: