sexta-feira, 15 de abril de 2016

A Pastoral da Mulher no Conselho Municipal de Assistência Social

 

Mais uma etapa foi conquistada pela Pastoral da Mulher de BH, Unidade Oblata em MG,  para continuar sua missão de defender e garantir os direitos das mulheres em situação de prostituição. No último dia 14 de abril,  a  nossa instituição foi eleita para integrar o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e será representada por Lucinete dos Santos.

A Cia de Arte e Mobilização da PBH

O ato esteve precedido por uma peça teatral da Companhia de Arte e Mobilização da Prefeitura de Belo Horizonte, sobre as políticas de assistência social e de uma palestra sobre “a importância da representação da sociedade civil no CMAS-BH”, proferida pela Psicóloga e Professora da PUC-MG Márcia Mansur Saadallah.

A professora Márcia Mansur 

A votação aconteceu no IX Encontro do Fórum de Entidades Socioassistenciais de Belo Horizonte, como forma de fortalecer a articulação entre o Fórum de Entidades e o CMAS. Foram eleitas as representantes da sociedade civil que participarão do Conselho durante um mandato de dois anos. A Pastoral da Mulher, representada por sua assistente social, Viviane Fonseca, já foi integrante deste Conselho no  mandato anterior (2013-1015).

Intervenção de Lucinete dos Santos pedindo o voto para nossa Entidade

Ao participar deste espaço, a Pastoral da Mulher de BH/Instituto das Irmãs Oblatas,  pode contribuir mais diretamente com o objetivo do CMAS e, assim, cooperar com o controle social da política pública de Assistência Social e a sua construção no município do Belo Horizonte.

O momento da votação 
Temos que agradecer demais a ex-conselheira representante da nossa Entidade, Viviane,  pelo brilhante trabalho exercido nos últimos dois anos em prol dos usuários da assistência. Vamos, a partir de agora, dar continuidade ao trabalho sério e responsável que sempre caracterizou a participação da Pastoral nos Conselhos, fortalecendo a fiscalização, deliberação, regulação, acompanhamento e avaliação das atividades e serviços prestados pelas entidades de assistência da nossa cidade.

Os 4 representantes do Instituto nesta votação
  
O CMAS está  composto por 40 (quarenta) membros titulares, além dos respectivos suplentes, respeitada a composição paritária entre poder público e sociedade civil (20  representantes do Poder Executivo Municipal e 20  representantes da sociedade civil). Ele define as diretrizes e prioridades da Política Municipal de Assistência Social que garantem a proteção, promoção e inclusão social dos segmentos mais vulneráveis da população. Ele é também o órgão responsável pelo estabelecimento de normas e a fiscalização correspondente à prestação dos serviços sociais públicos e privados no Município.


Nenhum comentário: