segunda-feira, 18 de maio de 2015

Paises com maior igualdade de genero são os mais felizes

A igualdade de gênero tem melhorado progressivamente no mundo, principalmente nos países nórdicos, embora piore em diversas nações da África e da América Latina, informa o Índice de Diferenças de Sexo do Fórum Econômico Mundial (FEM). 

"Agora que estamos há seis anos fazendo este relatório podemos dizer que, em 85% dos países estudados, a desigualdade de gênero tem diminuído, em alguns relativamente mais rápido que em outros, e que em geral a direção é positiva", explicou à Agência Efe a chefe do Programa de Mulheres do FEM, Saadia Zahidi.

A Islândia lidera a pesquisa mundial como o país de maior igualdade de gênero pelo segundo ano consecutivo. Atrás dela, também estão outros três países da mesma região: Noruega, Finlândia e Suécia, que mantêm os resultados de 2010 com níveis de igualdade superiores a 80%. Segundo o FEM, nenhum país possui o índice de 100% de nivelamento entre os sexos.
Brasil aparece agora na 71ª colocação na lista. Em 2013, ocupava a 62ª posição.

Nível de felicidade

O encontro na New York Society for Ethical Culture, para apresentação do novo trabalho sobre a felicidade, com os coautores John Helliwell da Universidade da Colúmbia Britânica e o Lord Richard Layard da Escola de Economia de Londres. A Itália está muito distante na classificação, longe da Alemanha (26ª), da França (29ª), da Espanha (36ª). Em posições piores, entre os países europeus, está a Grécia (102ª). Mas abala o fato de que a classificação é dominada pelos países europeus. De fato, não se vive mal no Velho continente.
Os campeões de felicidade são os escandinavos e os nórdicos: ocupam cinco das primeiras dez posições. Também está entre os primeiros colocados a Suíça. Entre os “super felizes”, duas nações que até pouco tempo estavam em situação similar a da Grécia com relação aos desastres financeiros: Islândia e Irlanda, segunda e 18ª, entre as mais tranquilas da Europa.
Do que falamos quando falamos em felicidade? Basicamente é a resposta que damos a nós mesmos. Uma contribuição fundamental para o World Happiness Report foi dada pela pesquisa mundial Gallup que entrevista povos sobre a própria felicidade. O método é primorosamente democrático e menos arbitrário do que os demais, que atribuem uma “sabedoria superior” aos especialistas. Quem melhor do que nós sabe se somos felizes?
O World Happiness Report conquistou respeito entre estudiosos e organizações internacionais. “Se baseia em trabalhos pioneiros da OCSE – lembra Sachs – e já estamos na terceira edição. Estudiosos de todas as áreas da ciência (incluindo os italianos Leonardo Becchetti, Luigino Bruni, Stefano Zamagni), trabalham no projeto, da economia à psicologia, da saúde ao meio ambiente – e as Nações Unidas adotaram uma resolução para encorajar os governos a utilizarem este estudo”.

Sachs é diretor do Earth Institute da Universidade de Columbia, é conselheiro da ONU para a sustentabilidade. Ele explica como o índice da felicidade da o índice preciso do nosso bem estar.
“Os três quartos de diferença entre as 125 nações classificadas – diz– são resultado de seis variáveis. Renda per capita, esperança de vida, sustentabilidade social, confiança, liberdade na tomada de decisões, generosidade. Mas dentre estas, três são as componentes mais importantes: sustentabilidade social, renda e esperança de vida”. Uma crise econômica como aquela que afetou a zona do euro, afeta: “Grécia e Itália sofreram as piores quedas nas avaliações que as pessoas fazem sobre a própria vida; a queda destes países são da mesma ordem de grandeza das sofridas pelo Egito”.
A mesma crise econômica, no entanto, não piorou a felicidade de outros países como Islândia e Irlanda. “A divergência nas experiências nacionais – explica Sachs – se explica com a qualidade da governança, da confiança, da sustentabilidade social. Os países que tem um capital social de alta qualidade, ou seja, confiança no próximo e nas instituições, regram melhor os desastres naturais ou as crises econômicas. As crises se transformam em oportunidades para redescobrir e melhorar as ligações comunitárias”.

Do contrário, em outros países, uma prolongada crise econômica aumenta muito a desconfiança. Sachs lista os fatores que entram em jogo quando as coisas vão fora do esperado, e a crise gera infelicidade: “O aumento das desigualdades é crucial. Por sua vez piora a confiança nos outros. Os países mais infelizes são aqueles onde a credibilidade dos governantes e dos administradores de empresas se deteriora. Onde os abusos aumentam começando de cima para baixo, das classes dirigentes. Onde a elite tem comportamentos anti-sociais, contrários ao interesse geral”.


Fonte: La Repubblica

Nenhum comentário: