quinta-feira, 17 de julho de 2014

Indignação!: Grande número de crianças mortas em Gaza



Quatro crianças que estavam na praia da cidade de Gaza foram, esta quarta-feira, mortas num ataque israelita, fazendo subir o número total de mortos palestinianos para os 213, informaram os serviços de emergência palestinianos.


Crianças são as mais afetadas por violência em Gaza e Israel, alerta chefe do UNICEF

O diretor executivo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Anthony Lake, deu uma declaração neste domingo (13) condenando fortemente a violência contra crianças em Gaza e Israel.
“As crianças são as mais afetadas pelo agravamento da violência em Gaza e em Israel, com pelo menos 33 vítimas fatais em Gaza, nos últimos dias, e centenas de outras feridas”, alertou Lake. “Nenhuma criança deveria sofrer as terríveis consequências deste tipo violência.”
O chefe do UNICEF lembrou que a violência tem um custo muito elevado sobre as crianças, tanto física quanto psicologicamente, tendo implicações alarmantes para as futuras possibilidades de paz, estabilidade e entendimento. “Frequentemente, as crianças que testemunham este tipo de violência, e passam a considerá-la como ‘normal’, têm grande possibilidade de repeti-la mais tarde em suas vidas”, afirmou.
Lake lembrou que a equipe do UNICEF na região tem conversado com as famílias, descrevendo o impacto emocional profundo que a violência atual tem sobre as crianças.
“[As crianças] não estão dormindo bem ou têm pesadelos, pararam de comer e estão demostrando sintomas do sofrimento psicológico que estão vivendo”, afirmou ele.
Diante da possibilidade de uma escalada de violência ainda maior, o diretor do UNICEF disse que a agência da ONU se junta ao Conselho de Segurança “para pedir, com urgência, que ambos os lados envolvidos no conflito protejam os civis, não só em nome da paz, mas também em nome das crianças que estão sofrendo os piores efeitos do atual estado de violência”.
Nesta segunda-feira (14), mensagens de rádio estão sendo transmitidas para alertar crianças e suas famílias sobre os perigos representados por artefatos explosivos em Gaza.

Segundo o UNICEF na Palestina, explosivos não detonados podem estar nos escombros de um edifício atingido por um ataque aéreo de Israel. A presença de resíduos explosivos representa um alto risco para os civis, especialmente para as crianças, que podem acidentalmente se ferir com eles, explicou a agência da ONU.

Fonte: ONU

Nenhum comentário: