quinta-feira, 28 de abril de 2016

Praça da Liberdade recebe campanha mundial contra o tráfico humano

O movimento Gift Box foi criado para sensibilizar as pessoas sobre o trafico humano (FOTO: Douglas Magno)

​Foi lançado nesta quarta-feira (27) na praça da Liberdade, em Belo Horizonte, o movimento Gift Box, para fortalecer a rede mundial contra o tráfico humano sensibilizando a população sobre o assunto.

O lançamento da campanha contou com a mobilização da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), por meio do Programa de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (PETP), o Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais e a ONG internacional 27 Million.



A campanha consiste na instalação, em local público, de uma grande caixa de presente envolta com frases de promessas de uma vida melhor. O objetivo é atrair os passantes para o “presente”, retratando assim a forma de aliciamento usada pelos traficantes de seres humanos. No entanto, ao entrar dentro da caixa, as pessoas se deparam com depoimentos de traficados. Na capital mineira, a ação acontece na ​praça da Liberdade até o dia 27 de jun​h​o, sempre a partir das 12h.


Gift Box
Intervenção exibe importância de reciclar na praça da LiberdadePimentel aponta para eleições Grades e barreiras policiais restringem o acesso à praça Tiradentes

O ​movimento GiftBox foi criado no Reino Unido pela ONG Stop The Traffik, durante as Olimpíadas de Londres em 2012, em cooperação com a United Nations Global IniciativetoFightTrafficking (UN.GIFT), com o objetivo de fortalecer o movimento de ativistas mundiais para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Erradicação do Trabalho Escravo.


No Brasil, o movimento tem se realizado em grandes cidades, promovendo a conscientização e a sensibilização da sociedade, utilizando o recurso da caixa de presente que engana, assim como fazem os traficantes de seres humanos.

Fonte: O Tempo

Nenhum comentário: