quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

A Pastoral da Mulher de BH e a REAJE reforçam sua parceria

A Pastoral da Mulher, Unidade Oblata em MG, renovou seu Convênio para 2015 com a REAJE  (Rede de Ação Junto aos Excluídos)  da Congregação das Irmãs do Sagrado Coração de Maria.

O passado dia 27 de janeiro a Pastoral da Mulher recebeu a visita das representantes da REAJE, Rita de Casia Alves (Analista Pedagógica), Caroline Drumond Magalhães (assistente social ) e  Iracema soares (Analista de Projetos Sociais).
O encontro teve por objetivo estreitar relações entre as instituições, confirmar nosso convênio para 2015 e pensar outras  ações  conjuntas ao longo do ano.
A parceria, que envolve  um importante  apoio financeiro e um qualificado assessoramento para as ações a serem desenvolvidas na Pastoral da Mulher em 2015, foi avaliada por toda as partes como muito positiva. Nos últimos anos esta colaboração deu muitos frutos, enquanto possibilitou  a capacitação em diversas áreas de muitas das mulheres que participaram em nossos cursos, e contribuiu ao cuidado da sua saúde física e psicológica.
 Desde há mais de 7 anos a congregação do Sagrado Coração de Maria vem apoiando o Projeto do Instituto das Irmãs Oblatas em  Belo Horizonte  aprofundando o compromisso em favor da causa das mulheres em situação de vulnerabilidade.



História da Congregação das Irmãs do Sagrado Coração de Maria
Em Beziers (França), em 24 de fevereiro de 1849, nasceu a Congregação das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, fundada pelo Pe. João Antônio Gailhac e Irmã Sain Jean Pellissier Cure.
Inspirado em Jesus, o Bom Pastor, seu ideal era salvar e dar VIDA a todos. Por isso, a missão das Religiosas do Sagrado Coração de Maria é: “Conhecer a Deus e torná-lo conhecido, amar a Deus e fazê-lo amado, proclamar que Jesus Cristo veio para que todos tenham vida”.
Atualmente as Religiosas do Sagrado Coração de Maria se dedicam à evangelização em Colégios, Universidades, Paróquias, Comunidades Eclesiais de Base, Creches e em diversas outras Obras e Pastorais. Em resposta aos desafios de nosso tempo e aos apelos da Igreja, trabalham em colaboração com os leigos, colocando-se sempre em “Defesa da Vida” e a “Serviço da Justiça Evangélica”.
A Congregação do Sagrado Coração de Maria está presente em 14 países e, no Brasil, as religiosas chegaram em 1911, vindas de Portugal.
No Brasil, o nome jurídico da Congregação Sagrado Coração de Maria é “Sociedade Civil Casas de Educação”. Sua sede, em Belo Horizonte, MG, mantém e orienta todas as obras.
A REAJE
A Rede de Ação Junto aos Excluídos - composta de Irmãs e leigas com especializações diferentes como: assistência social, pedagogia e análise de projetos sociais. A REAJE tem como finalidade maior articulação entre os Projetos e Ações Socioassistenciais que são desenvolvidos na Província e os projetos que a Província assume em parceria.
A proposta da REAJE é a de criar condições para um melhor desenvolvimento de trabalhos junto à criança, ao adolescente, jovem e mulher.


Um comentário:

Unknown disse...

Gratidão à Equipe da Pastoral por nos acolher. Trilhamos juntos o caminho em prol das Mulheres que vivem à margem (marginalizadas). Que possamos ousar juntos para que as Mulheres tenham mais autonomia, dignidade e respeito seja em qualquer realidade que estejam.
Meu abraço. Iracema