quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Celebração do Natal na Pastoral


Nesta terça-feira (18), no Cantinho da Paz, aconteceu a Festa de Natal da Pastoral da Mulher de Belo Horizonte. Mais de 60 mulheres e crianças, junto à equipe e voluntários acompanharam a comemoração. 

 Na eucaristia muito  festiva e participada presidida por Frei Gilvander,  pudemos vivenciar o espírito de preparação para o Natal, a vinda do Menino Jesus.
Toda a celebração aconteceu dentro de um grande circulo, e nele  foi explicado o  sentido da ciranda na cultura afro-brasileira, os valores que esta comunidade cultiva desde seus antepassados.
Especialmente emotivo foi o momento da encenação do nascimento de Jesus representado pelos bebes que nasceram nos últimos meses, filhos de algumas mulheres acompanhadas pela Pastoral. No momento do ofertório, as mulheres expressaram suas conquistas alcançadas ao longo do ano.
Ao som dos cantos, animados por Irasema, que  conjugavam a liturgia com a tradição afro, nosso ritual católico adquiriu ritmo, jeito e forma diferentes, sendo provocadas a refletir sobre preconceitos e estigmas atribuídos a cor e a cultura Afro-brasileira .
Depois da celebração foi  oferecido aos participantes do evento um delicioso  lanche, além da distribuição de presentes para as mulheres. “Esse é um momento de grande alegria, pois nos confraternizamos e festejamos o Natal”, disse Isabel Brandão, coordenadora da Pastoral da Mulher de BH.
Bênção do final da nossa celebração
Que Deus toque nossos olhos, para que possamos enxergar;
Toque nossos ouvidos; para que possamos ouvir;
Toque nossa boca; para que possamos levar adiante sua mensagem;
Toque nossas mãos; para que possamos ofertar com disposição;
Toque nossa vida; para que o Espírito Santo possa nos envolver;
Toque nosso coração e nos permita sentir seu amor.

Nenhum comentário: