“Seu ‘corpo de praia’ já está
pronto?” A pergunta, feita em cartazes espalhados pelo metrô de Londres, é
parte de uma propaganda polêmica que gerou um protesto na tarde de sábado na
cidade.
Grupos de ativistas se
mobilizaram para criticar a abordagem adotada pela campanha publicitária de uma
fabricante de suplementos alimentares que anuncia produtos de emagrecimento.
A empresa criou cartazes que
exibem uma modelo de biquíni amarelo e questiona se o público está com o corpo
pronto para ir à praia. Eles foram interpretados por diversos grupos como
inapropriados por promover um padrão corporal difícil de ser alcançado e,
segundo alguns, não saudável.
A empresa, Protein World, rebateu
afirmando que os críticos da campanha não se focam em “celebrar quem aspira a
ser mais saudável, em forma e forte”. Disse também que o corpo da modelo tem um
índice de massa corporal saudável.
Ativistas começaram a escrever
mensagens sobre os cartazes instalados no metrô, dizendo, em linhas gerais, que
todos os corpos “estão prontos”.
E neste sábado, cerca de 150
pessoas se reuniram no Hyde Park vestindo roupas de praia. No momento do
protesto, a temperatura era de 15ºC. Estavam presentes mulheres de todas as
idades e até homens – também vestidos de biquíni.
De biquíni cor de rosa, Debby foi
protestar pelo fim do “controle sobre os corpos”.
“Eu sou uma mulher grande, mas
não é por isso que não vou usar biquíni”, disse ela à BBC Brasil.
Também no gramado do Hyde Park,
outra manifestante, Daisy, conta ter visto a propaganda na estação de metrô ao
lado de sua casa. “Aquele não é o único tipo de corpo aceitável”, diz. “E ainda
por cima não é nada saudável substituir refeições por remédios e vitaminas.”
Ao programa Newsbeat, da BBC, a
cantora Blythe Pepino, da banda Vaults, diz ter feito inscrições em cartazes da
marca de suplementos.
“Não é incomum ver mulheres
usando lingerie, mas a sexualização e a transformação em commodity do ‘corpo de
praia’ parece ter virado uma ideia da moda em nossas vidas”, disse.
“Isso (a campanha) foi demais
para mim e decidir agir”, afirmou.
Ela conta que, comentando o
assunto com amigos em uma festa, teve a ideia de tirar fotos de pessoas com
diferentes tipos físicos com biquínis amarelos – como na foto publicitária – e
depois modificar os anúncios com fita colante.
“A ideia virou uma bola de neve
com o slogan #eachbodysready (algo como ‘todos os corpos estão prontos’)”,
disse ela.
Em abril, uma agência reguladora
de propaganda pediu que a companhia mudasse algumas palavras em seu site na
internet.
O órgão recebeu mais de 200
críticas do público argumentando que a empresa estaria promovendo uma imagem
corporal que não seria saudável.
Uma petição para que os anúncios
fossem removidos recebeu mais de 70 mil assinaturas.
Em nota ao programa Newsbeat, da
BBC, a empresa Protein World disse: “É uma vergonha que em 2015 ainda haja uma
minoria que não está se focando em celebrar quem aspira a ser mais saudável, em
forma e mais forte”.
“Renee, nossa modelo estonteante,
se encaixa no que o governo britânico considera ser um peso saudável baseado no
sistema de índice de massa corporal.”
Twitter
A polêmica também ganhou as redes
sociais. Diversos internautas fizeram críticas ou apoiaram a companhia nos
sites sociais, especialmente no Twitter.
Representantes da empresa
chegaram a responder a mensagens de internautas e ativistas de maneira
considerada polêmica – fato que deu ainda mais margem a discussões.
A Protein World afirmou que “não
tem intenção de remover os anúncios por causa de uma minoria fazendo muito
barulho”.
Fonte: BBC Brasil.
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