quarta-feira, 29 de abril de 2015

Papa considera um 'escândalo' salários menores para mulheres

O Papa Francisco no Vaticano nesta quarta-feira (29) (Foto: Max Rossi/Reuters)
Papa considera um 'escândalo' salários menores para mulheres.  Elas possuem os mesmos direitos', disse Francisco no Vaticano. Ele pediu maior papel das mulheres na Igreja Católica.

O Papa Francisco fez nesta quarta-feira (29) um apelo enfático pelo fim da diferença salarial entre homens e mulheres e classificou a situação como "um escândalo", que cristãos deveriam reprovar.

"Por que é dado como certo que mulheres devem ganhar menos que homens? Não! Elas possuem os mesmos direitos. A discrepância é um escândalo", disse a centenas de milhares de pessoas em seu discurso geral na Praça de São Pedro.
Levantando a voz para ênfase à situação, Francisco disse que cristãos deveriam "definitivamente apoiar o direito de igualdade salarial para trabalhos iguais".

Mulheres na União Europeia receberam em média 16,4% a menos que homens em 2013, de acordo com estatísticas da agência Eurostat, e dados norte-americanos indicam que mulheres ganham 77 centavos de dólar a cada dólar que um homem ganha, de acordo com salários médios anuais.

 O Pontífice também rejeitou a ideia de que o aumento dos divórcio é causado pela independência das mulheres no mercado de trabalho. "Essa justificativa não é válida, é uma injustiça, uma forma de machismo que sempre quer dominar a mulher. Desde Adão, a culpa recai sempre nas mulheres. Precisamos defendê-las", pediu Francisco.

Em diversos momentos, o Papa já fez apelos para a preservação do casamento e sobre a importância do papel das mulheres na sociedade.


Fonte: G1 Globo

Nenhum comentário: