Marca afirma que escolha de
doméstica para anúncio no Facebook não foi aleatória, mas internautas rechaçam
peça.
Uma peça publicitária da Bombril
no Facebook gerou polêmica na última segunda-feira (27). Em homenagem ao Dia do
Trabalhador Doméstico, a empresa postou a imagem de uma empregada doméstica
negra em sua página na rede social, anunciando o projeto social Casa Bombril,
centro de formação gratuita para domésticas.
“Vamos homenagear quem mais
brilha nos lares de todo o país! Aproveite a data para conhecer a Casa Bombril,
um projeto social que ajuda a desenvolver ainda mais a vida profissional das
domésticas! Afinal, o brilho delas é uma das coisas que fazem de nossa casa um
verdadeiro lar!”, disse a marca.
Em poucos minutos, apareceram os
primeiros comentários dos internautas acusando a marca de racismo.
“Até parece uma propaganda típica
de décadas atrás. Para a Bombril parece que o tempo não passou, as pessoas têm escrav..,
digo, empregadas negras, as mulheres servem ao marido, etc. Parece que essa é a
sociedade que Bombril acredita”, disse um usuário.
“Sempre negras e nordestinas… Em
todas as propagandas!!!! Triste…”, afirmou outro.
Em nota, a empresa afirmou que a
escolha de Tania Aparecida, que está na homenagem feita pela marca no Facebook,
não foi aleatória: ela é consultora da Casa Bombril.
“Tania é a competente
profissional que ganhou a primeira edição do concurso Melhor Doméstica do
Brasil, realizado em 2011 no Programa Raul Gil e, desde então, faz parte do
quadro de colaboradores da Casa Bombril. A Bombril tem uma história de
incentivo e valorização da mulher brasileira, independentemente de raça, classe
social ou qualquer outra classificação. A empresa presta uma homenagem, com a
figura da Tania, a toda a classe de empregada doméstica do Brasil, que a
Bombril sempre valorizou e reconheceu”, afirmou a marca.
Fonte: iG
Nenhum comentário:
Postar um comentário