terça-feira, 28 de abril de 2015

Envolvidos em esquema de exploração sexual eram abordados pelo Facebook

Fabiano chegando na DPCA para prestar depoimento/Foto: Wanderson Lara

Apontado como o mentor da rede de exploração sexual que envolvia menores, políticos e empresários, Fabiano Viana Otero deve revelar ao delegado responsável pela investigação, Paulo Sérgio Lauretto, nomes de pelo menos mais 10 políticos envolvidos no esquema.

Após duas horas e meia de depoimento na Delegacia Especializada de Proteção à Criança e o Adolescente (Depca), nesta segunda-feira (27), em Campo Grande, o suspeito de participar de um esquema de exploração sexual, Fabiano Viana Otero, de 33 anos, revelou a participação de uma terceira adolescente no crime.
Segundo o advogado de Otero, Amilton Ferreira, a menina de 15 anos foi a primeira a ser instruída sobre os encontros. “Eles teriam criado um perfil 'fake' na internet, com fotos sensuais da adolescente. A partir daí, seriam os políticos que teriam enviado convites a ele e assim as outras duas meninas também entraram no esquema”, afirmou ao G1 o advogado.
As primeiras mensagens seriam do vereador Alceu Bueno (PSL) e do ex-deputado estadual Sérgio Assis (sem partido), suspeitos de envolvimento no esquema. “Eles então teriam comentado sobre este esquema e outros políticos, entre eles vereadores, deputados e até um prefeito em Mato Grosso do Sul mantiveram contato com as meninas”, explicou o advogado.
Tais informações estão sendo detalhadas ao delegado titular da Depca, Paulo Sérgio Lauretto. “Com a revelação, vamos encaminhar ao Ministério Público um pedido para o meu cliente entrar na delação premiada”, ressaltou Ferreira.
Fabiano Otero é suspeito de aliciar adolescentes e promover gravação de vídeos de encontros delas com políticos e ainda de extorsão. Ele teve a prisão preventiva decretada na semana passada e foi encontrado nesse domingo (26), na casa da mãe, no bairro Santo Emília. A defesa diz que Otero confessa as acusações.

Extorsão e exploração
De acordo com informações já apuradas pela polícia, também são suspeitos de envolvimento no esquema de extorsão e exploração sexual o ex-vereador em Campo Grande Robson Martins e o empresário Luciano Pageu.
Martins e Pageu foram presos no dia 16, em flagrante, quando recebiam dinheiro do vereador na capital sul-mato-grossense Alceu Bueno (PSL). A defesa deles diz que eles apenas ajudavam Bueno a se livrar da extorsão.
Otero, Martins, Pageu, Bueno e Assis foram indiciados por exploração sexual de adolescentes. Os advogados negam envolvimento no caso.
O caso
Locais públicos de Campo Grande eram os pontos de encontros entre adolescentes e políticos, suspeitos de envolvimento em exploração sexual, segundo o delegado Paulo Sérgio Lauretto, titular da Depca.
Lauretto disse que depois do primeiro momento com as adolescentes, eles seguiam para motéis. As meninas gravavam os encontros em câmeras escondidas em chaveiros.
As cópias das gravações foram entregues ao Ministério Público do Estado (MPE). O relatório final do inquérito será entregue para que a promotoria decida se vai apresentar a denúncia à Justiça.

Fonte: G1 Globo

Nenhum comentário: