terça-feira, 9 de dezembro de 2014

A Pastoral da Mulher participou do evento “Cine Mulher” em Contagem – MG

Representante da Pastoral da Mulher – Unidade Oblata BH – Lucinete Santos participou do evento “Cine Mulher” promovido pela Coordenadoria de Direitos da Mulher de Contagem – MG. O evento aconteceu no auditório da Prefeitura da cidade. 

Houve a exibição dos documentários: “Encantos e Desencantos em Rede” https://www.youtube.com/watch?v=1tCOArJWZ9k que trata do tráfico de pessoas; e “Canto de Cicatriz” https://www.youtube.com/watch?v=DHYt-a5say8, que desenvolve a questão da exploração e abuso sexual.

O tema refletido foi: “Violação de Direitos, Tráfico Humano, Abuso e Exploração Sexual”. No primeiro momento, a palestrante Lucinete Santos diferenciou cada conceito destacado no tema, abordando o que separa e o que une cada uma dessas violências vivida pelo ser humano, seja ela a vítima ou o agressor. Em seguida, contextualizou a realidade de violações de direitos e vulnerabilidades que a maioria da população brasileira vive e convive no seu cotidiano trazendo a consideração de “pobreza objetiva (infra estrutura, saneamento básico, transporte, moradia, educação, saúde, trabalho, qualificação profissional)” e “pobreza subjetiva (privação de liberdade e capacidades – aspectos sociais e psico-sociais, valores e atitudes, estigma e segregação)” (Carla Bronzo), que acabam se tornando berço fértil para a ‘institucionalização’ da violência.

Ao mesclar cada realidade apresentada pelos documentários exibidos, encontramos como pano de fundo de todos os tipos de violências, inclusive da violência à mulher, a exclusão e discriminação socioeconômico, cultural, racial, de gênero e histórico geográfico. Precisamos lutar contra o tráfico de pessoas e o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes a partir de uma perspectiva de direitos humanos. Há uma necessidade de desconstruir na nossa vivencia cotidiana os imaginários sociais, fundamentados e legitimados no consciente e inconsciente coletivo o sentido do viver como sinônimos de meritocracia, relação de poder, individualismo violência e institucionalização das desigualdades em todos os sentidos. 

Nenhum comentário: