sexta-feira, 2 de março de 2012

Feminicidio em México: desaparecimentos de mulheres em Ciudad Juárez


"Nem uma mais. Não mais mulheres desaparecidas!”. Esse é o grito das integrantes do Comitê de Mães e Familiares com Filhas Desaparecidas contra o feminicídio e o desaparecimento de mulheres e meninas na Ciudad Juárez, estado de Chihuahua, México. Na semana passada, mais uma mãe foi informada pelas autoridades de que sua filha estava morta.

 Na noite da última quinta-feira (23), María García recebeu a notícia de que a ossada de Jessica Leticia García, sua filha, havia sido identificada. Jessica estava desaparecida desde o dia 29 de maio de 2010. Em comunicado, o Comitê de Mães e Familiares com Filhas Desaparecidas destaca que, juntamente com Jessica, foram localizados os restos mortais de Andrea Guerrero Venzor, desaparecida desde agosto de 2010, e de Lizbeth Avilés García, sumida desde abril de 2009.

 O Comitê exige que o governo do estado dê os pêsames a María García e reconheça as deficiências no processo de investigação do desaparecimento de Jessica. Além disso, demanda: ações de coordenação entre governos estadual e federal na investigação dos assassinatos de mulheres relacionados ao crime organizado; a divulgação de informações sobre o número de corpos e ossadas de mulheres localizadas e ainda não identificadas, a instalação de um Programa de Identificação Humana e a informação das evidências colhidas no rastreamento para que as mães das desaparecidas contribuam com o processo de identificação.
As Mães e Familiares com Filhas Desaparecidas estimam que cerca de 200 casos de mulheres desaparecidas ainda estejam em vigência, sendo a maioria casos de desaparecimento no centro de Ciudad Juárez. O Comitê reclama da omissão e da negligência do governo, situações que levam à demora na localização das jovens desaparecidas.
Falta de implementação do "Protocolo Alba” - documento que determina a busca imediata - sob a justificativa de que a jovem não correspondia ao perfil de "alto risco”, falta de coordenação entre os governos municipais, estaduais e federais nas buscas são apenas algumas das omissões destacadas pelas integrantes do Comitê.

Feminicídios em Ciudad Juárez
 O problema não é novo nem raro em Ciudad Juárez, cidade do estado de Chihuahua, México. Em nota divulgada em maio de 2011, o Observatório Cidadão Nacional de Feminicídio do México revelou, com base em informações da organização Justiça para Nossas Filhas, que, entre os meses de janeiro e abril do ano passado, 140 mulheres haviam sido assassinadas no estado de Chihuahua. Desses, 88 ocorreram em Ciudad Juárez.  
Fonte: adital

Nenhum comentário: