terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Celebração fazendo memoria de Madre Antonia

Hoje, juntamente com a celebração dos aniversários de mês, na nossa sede do Cantinho da Paz,  lembramos  o aniversário de morte  de  Madre Antonia (28 de fevereiro de 1898), co-fundadora da Congregação das Oblatas do Santíssimo Redentor. As Oblatas estão em Brasil desde 1935 e  mantém projetos pastorais de atenção a mulheres em situação de prostituição em São Paulo, Salvador, Juazeiro, Belo Horizonte (Pastoral da Mulher/BH). 

A celebração foi conduzida pelas jovens postulantes do Instituto das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor. Elas, através de uma bela encenação, mostraram a força desse carisma herdado de M. Antonia e   a necessidade de seguir escutando hoje o clamor que chega das mulheres.

Antonia Maria de Oviedo SchöntaI nasceu em 16 de março de 1822, na cidade de Lausane, na Suíça. Logo após seu nascimento, seu pai, o comerciante Antonio de Oviedo, decidiu ir para a Inglaterra em busca de melhores condições de trabalho. Após algum temo, Antonio adoeceu e veio a falecer, e Antonia não o conheceu. Assim, a educação da menina ficou por conta da mãe e das tias.
Numa época em que a grande maioria das mulheres permanecia no analfabetismo e na pobreza cultural, Antonia recebeu uma boa educação. Quando ainda era adolescente, já falava o Francês, o Alemão, o Inglês e o Italiano e começava a se desenvolver como escritora e educadora.  Estas habilidades de Antonia foram a base para a criação de um pensionato para moças, onde, junto com sua mãe e as tias, iniciou um trabalho de formação. Alguns problemas econômicos da época levaram Antonia a fechar o pensionato.
Antonia foi em busca de trabalho. Sua fama de mulher culta, inteligente e preparada chegaram à corte espanhola, e então, tornou-se preceptora das filhas da rainha Maria Cristina de Bourbon.
Após o período de 12 anos, em 1862, mudou-se para Roma, na Itália, onde renasceu sua inclinação para a Vida Religiosa. Durante sua busca vocacional conheceu Pe. José Maria Benito Serra, que além de amigo, se tornou seu diretor espiritual. Em 1864 Antonia se mudou para Madrid, na Espanha, e colaborou com Pe. Serra nas Escolas Dominicais.
Neste período, Pe. Serra convidou Antonia para ajudá-lo BA missão junto à mulher em situação de prostituição.  Ele recorreu à experiência de Antonia como educadora e seu amor pelo viver missionário, e a convidou a assumir esta causa da mulher. Diante dos medos de Antonia, Pe. Serra lhe disse: “Deus a quer fundadora, deixe de lado seus temores, você não desejava ser homem para ser missionário? Pois Deus a quer missionária e mestra de missionárias”. Após muita luta e conflito interior, Antonia disse sim ao chamado de Deus e assumiu a obra missionária em prol das mulheres em situação de prostituição de Madrid do século XIX.
Antonia foi então às praças, ruas e ao Hospital São João de Deus para conhecer a realidade das mulheres em situação de prostituição. Neste momento, diante das mulheres com expressão real de dor, Antonia descobriu no rosto delas a imagem do Redentor. Após muita reflexão, luta e conflito interior, Antonia aceitou o pedido de ajuda de Pe. Serra e, em 1 de junho de 1864, abriram a primeira Casa de Acolhida para mulheres em situação de prostituição, em Ciempozuelos, em Madri.
Em 1868 Antonia elaborou o regulamento e os objetivos da Casa de Acolhida. Dentre eles: recuperar a dimensão humana das moças acolhidas, ajudá-las a encontrar-se com Deus e reincorporá-las à sociedade, se assim for o seu desejo.
Ao perceberem que o projeto de missão estava crescendo, Pe. Serra e Antonia fundaram a Congregação das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, em 1870. Neste momento, Antonia Maria de Oviedo passou a se chamar Antonia Maria da Misericórdia ou, simplesmente, Madre Antonia, devotando definitivamente sua vida à missão, em especial à causa das mulheres em situação de prostituição.
Atualmente, a Congregação das Irmãs Oblatas está em 15 países: Espanha, Itália, Portugal, Argentina, Estados Unidos, Brasil, México, Venezuela, Colômbia, Uruguai, República Dominicana, Guatemala, Porto Rico, Angola e Filipinas.



Para saber mais visite os sites :   www.oblatas.org.br e  www.vocacionaloblatas.org.br

Nenhum comentário: