terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Por uma participação “igualitária e fraterna” da mulher na Igreja

O Movimento Católico de Mulheres da Áustria é uma organização laica presente na maioria das paróquias austríacas, com representação em nível vicarial e diocesano. Surgiu da Ação Católica, em 1947, e foi se desenvolvendo até transformar-se numa referência consolidada e crescente em todas as dioceses. Um comitê central de 15 pessoas apoia os grupos locais proporcionando-lhes materiais, formação e assessoramento.

Com a profunda convicção de que, como cristãs batizadas e crismadas, as mulheres devem contribuir a dar forma à igreja e que devem ser levadas a sério, as mulheres de Frauenbewegung não estão dispostas a desempenhar em suas comunidades o “eterno papel de assistente dos padres”. “Trabalhamos sem descanso por uma participação igualitária e fraterna da mulher, tanto na igreja como na sociedade”, afirma Margit Hauft – presidenta da associação – “não em vão somos conscientes de que a emancipação da mulher na Igreja é um processo cansativo e longo, ainda sem ser concluído”.
Definem-se como uma comunidade de mulheres que se animam entre si a desenvolverem plenamente suas respectivas personalidades e carismas, a abandonar e superar os esteriótipos e funções que lhes têm sido atribuídos e que juntas buscam novos caminhos. Na Igreja, compartilham a fé, ajudam-se a discernir e viver o chamado que cada uma experimenta, trabalham por uma participação fraterna e igualitária na Igreja Católica e promovem o ecumenismo com o restante das igrejas. Na sociedade, se dedicam na capacitação de mulheres em diferentes âmbitos, animam as mulheres a participarem ativamente em associações de seus interesses e em organizações políticas, oferecem assessoria àquelas que se encontram nas margens do primeiro mundo - estrangeiras, mulheres desempregadas, vítimas da violência - e colaboram na melhora das condições de vida das mulheres de países em desenvolvimento.
Como fazem isso? O comitê central de cada diocese coloca à disposição dos grupos paroquiais um amplo leque de recursos materiais e humanos; assim como uma extensa oferta de seminários, conferências, cursos, assessoramento e formação sociopolítica, oficinas de aprofundamento espiritual, retiros, exercícios, liturgia para mulheres, leitura da Bíblia e peregrinações. Inclusive, oferta de lazer e relaxamento.
Como exemplo, basta uma olhada para a oferta da diocese de Viena do ano-base de 2011-2012, suficiente para fazermos uma ideia de sua atividade e, inclusive, pode nos servir de inspiração. Sob o tema deste ano – “Ser cristã hoje” – uma equipe de 33 componentes percorre as paróquias da diocese com uma oferta que cobre sete âmbitos: espiritualidade e teologia feminista, liturgia e retiros para mulheres, desenvolvimento da personalidade, política social e políticas de mulheres, cooperação e desenvolvimento, e responsabilidade na criação.

Fonte: ihu

Nenhum comentário: