terça-feira, 30 de agosto de 2016

Peso 100 quilos e faço ioga melhor do que muita gente

Associamos a disciplina oriental a corpos magros e esbeltos. O Instagram refuta essa ideia.

Ioga para todos
Ioga é esforço, silêncio, paciência, dedicação e devoção, dizem os gurus hindus. É a união entre respiração e movimento, com o objetivo de conseguir, com eles, apaziguar a mente. Não tem nada a ver com a exibição de corpos perfeitos (segundo as normas estabelecidas). Isso é demonstrado por Dana Falsetti, Jessamyn Stanley, Anna Guest-Jelley ou Brittany Danielle. Esses nomes podem não significar nada para você, mas essas mulheres norte-americanas são os melhores exemplos daquilo que tem sido chamado de ‘curvy yoga” (ioga com curvas). As imagens seguintes, tiradas de seus perfis no Instagram, mostram que qualquer pessoa tem um corpo adequado para fazer ioga. O difícil é manter o equilíbrio, seja lá qual for o seu peso.

Dana Falsetti (214.000 seguidores)

Dana Falsetti é uma jovem de 23 anos da Pensilvânia. Conhecida por ter superado os seus problemas alimentares graças à ioga, ela procura, agora, mudar a imagem do praticante assíduo dessa atividade. “Quem disse que as mulheres gordas não conseguem se dobrar?”, perguntava ela em seu primeiro vídeo, postado no Instagram em julho de 2014. Seus ‘followers’ conhecem a resposta. Ela fala sobre a conexão consigo mesmo, sobre obter a paz, vencer a depressão e a ansiedade, sobre a infelicidade e a aceitação, além de se moldar aos poucos o corpo a partir da ioga, já que, sendo este ou não o objetivo, é também um resultado da prática.

Jessamyn Stanley (208.000 seguidores)
Ela se define em seu site como “uma entusiasta da ioga e da mulher gorda”, e defende o seu tamanho como uma via para amar seu corpo. Conta que sua primeira aula, aos 16 anos, foi um inferno. Os 42 graus centígrados em que se realiza a sessão da modalidade Bikram foram excessivos para ela, assim como as 26 posturas que tinha de fazer. Declarou-se contra a ioga até 2011. Alguns amigos, porém, a convenceram a experimentar de novo, e o que ela encontrou foi algo bem diferente. A quem está interessado em se iniciar na prática, ela estimula a encontrar o seu lugar e a não “amaldiçoar” a prática ao final de uma primeira aula que tenha sido mais forçada do que se esperava.


Valerie Sagun (141.000 seguidores)
Valerie Sagun é mais um exemplo. Artista e professora do estilo Hatha, ela conta no Instagram que começou a praticar com a conhecida iogue Laurence Caughlan, autora do livro 'Ioga, o espírito da união’, que a inspirou e lhe transmitiu uma imagem positiva da prática dessa atividade, bem como do aprendizado mental e físico que ela implica.


Brittany Danielle (56.900 seguidores)

Brittany Danielle está por trás do perfil Crazy Curvy, onde os seus quase 60.000 seguidores acompanham a realização de uma quantidade imensa de posturas bastante complicadas. Tendo recebido recentemente o título de professora, ela se vangloria de seu corpo e de sua flexibilidade. Em uma de suas fotos, exibe uma camiseta com a mensagem #lovemyshape (amo minhas formas). Diz que seu corpo, com suas curvas, conta a sua história; sua barriga cheia de estrias, a de suas gravidezes.

Jalisa R Robinson (19.700 seguidores)

Jalisa Robinson trabalha como bancária em Nashville. No Instagram, exibe a sua enorme flexibilidade e ilustra várias de suas imagens com frases motivacionais como “nunca se esqueça de onde vem” ou “a vida requer equilíbrio”.

'Ambitiousphoenix' (9.300 seguidores)

‘Uma rainha à procura de seu trono’, eis o nome que essa iogue anônima assume no Instagram. Em seu perfil, ela intercala imagens suas praticando ioga com ‘selfies’ de sua vida cotidiana e outros ostentando um rosto em pose ‘sexy’.

Fonte: El Pais


Nenhum comentário: