quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Integrante da Pastoral da Mulher de BH desenvolve palestra em Campo de Formação – VIDES BRASIL MG


No último dia 22/07/2016, Lucinete Santos, integrante da Pastoral da Mulher de Belo Horizonte - Unidade Oblata no Estado de Minas Gerais, desenvolveu palestra no Campo de Formação de Voluntariado da ONG VIDES BRASIL – MG. “Inspirado no modelo educativo salesiano, o projeto Campo de Formação de Voluntariado propõe a formação cidadã de voluntários que buscam sentido para sua vida. 

Cidadãos capazes de tecer uma interlocução crítica na sociedade, colocando suas competências e saberes a serviço de uma cultura de solidariedade”. O encontro formativo aconteceu na Comunidade Católica Servos da Cruz - Divinópolis - Minas Gerais. Estiveram presentes 24 voluntários/as das cidades de Barbacena, Belo Horizonte, Betim, Contagem, Ponte Nova e Fortaleza/CE.

A participação da representante Pastoral da Mulher aconteceu em três momentos:
- Apresentação do tema: “Ações Coletivas e Movimentos Sociais”. (Conceituação de Movimentos Sociais, ONGs e Terceiro Setor; trajetória dos Movimentos Sociais no Brasil; surgimento das ONGs (Organização Não Governamental) e eclosão do Terceiro Setor; Principais Movimentos Sociais e seus novos arranjos na contemporaneidade).
- Apresentação da Missão Oblata e realidade da mulher que exerce a prostituição no Hiper Centro de BH.
- Oficina de autocuidado, gênero e beleza com algumas mulheres moradoras do bairro Copacabana – Divinópolis – MG.

O VIDES Brasil (Voluntariado Internacional de Desenvolvimento e Educação Social) é uma associação civil sem fins lucrativos, com atuação em nove estados brasileiros: Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Atualmente o VIDES está presente em 39 países, com a convicção de que “não basta ter vontade, é preciso capacitar-se”.


Os principais objetivos do VIDES é: desenvolver as potencialidades dos voluntários/as em nível local e internacional; realizar ações de promoção da mulher e intervir a favor de crianças, adolescentes e jovens em situação de risco social.

O resultado da palestra foi considerado positivo por todos.

Nenhum comentário: