quinta-feira, 10 de julho de 2014

Rede obrigava brasileiras a prostituir-se em Espanha

Oito pessoas foram detidas durante uma operação da Polícia Nacional espanhola que desarticulou uma rede que obrigava mulheres brasileiras a prostituir-se nas regiões de Barcelona, Ibiza e Las Palmas.


Os detidos são três homens de nacionalidade espanhola e cinco mulheres,  três de nacionalidade espanhola e duas de nacionalidade brasileira. Desconhece-se o número de mulheres vítimas desta rede de exploração.

Segundo informou a Polícia Nacional em comunicado o grupo captava mulheres  jovens, entre os 18 e os 23, em várias cidades do Brasil, a quem prometia  empregos no setor do turismo em Espanha.

Quando chegavam a Espanha, ficavam sem os seus passaportes e eram mantidas  em várias casas usadas pela rede e exploradas sexualmente, sob fortes medidas  de controlo e com mobilidade bastante limitada.

Equipas da Brigada Central contra o Tráfico de Seres Humanos, da Esquadra  Geral de Estrangeiros e Fronteiras, da Brigada Provincial de Estrangeiros  e Documentação de Las Palmas e da equivalente unidade de Barcelona participaram  na investigação.

A polícia começou a investigar a rede depois de agentes terem comprovado  que numa casa em Las Palmas de Gran Canaria havia várias mulheres brasileiras  que se prostituiam.

Os agentes comprovaram que as jovens tinham sido introduzidas em Espanha  pela organização criminal que as mantinha praticamente como escravas sexuais,  obrigando-as a devolver uma larga dívida referente à viagem para Espanha.

As autoridades brasileiras, que colaboraram na investigação, confirmam  que algumas mulheres regressaram ao seu país depois de um longo período  em que pagaram essa dívida.

A polícia considera que as jovens eram introduzidas em Espanha depois  de várias escalas internacionais, chegando a aeroportos de várias cidades  espanholas, antes de serem colocadas nas casas da rede.

Fonte: http://sicnoticias.sapo.pt/

Nenhum comentário: