segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

MOÇAMBIQUE: Falta de vagas em escolas vai aumentar a exploração sexual de crianças


Alguns pais e encarregados de educação em Nacala–Porto consideram que a falta de vagas nas escolas públicas para o ingresso dos alunos ao ensino secundário e pré-universitário, vai aumentar os índices de prostituição infantil e casamentos prematuros.


Ao nível da província de Nampula, as autoridades estimam em mais de vinte seis mil o número de alunos que este ano não terão acesso às escolas públicas.

Embora não tenham sido avança dos dados específicos de Nacala-Porto, a situação é tida como critica. É maior o número de alunas com idades compreendidas entre 14 e 17 anos que, por falta de vagas nas escolas públicas existentes nesta região, serão obrigadas a sentar em casa, sob pena de entrarem no mundo da prostituição infantil e casamentos prematuros.


Falando ao Onacalense, bissemanário independente, Sílvio Muhawa, André Amaral, Sebastião Afaqui, Amisse António e Muanjuma Abacar, alguns pais e encarregados de educação interpelados pela nossa equipe de Reportagem nas Escolas Secundarias de Nacala e da cidade alta, disseram estar preocupados com esta realidade que veio para prejudicar as  suas filhas e educandas.

As fontes dizem estar espantados, pois, cada ano que passa, há, de forma sistemática, a redução do número de vagas para o ingresso nas escolas públicas do país, facto que contribui para a proliferação dos índices de HIV/SIDA no seio dos jovens, no entender dos nossos entrevistados.

“A situação é muito crítica para nós os pobres que não temos formas de corromper os professores para conseguirmos no mínimo uma vaga. Estou aqui desde as seis horas da manhã, mas há pessoas que me encontraram aqui e que conseguiram matricular os seus filhos. Será que nós não somos pessoas?” Interrogou-se um dos pais e encarregados de Educação.

Aliás, para os nossos entrevistados, “neste país é assim. Para alguém ser considerado é precisa fazer barulho ou greve” o que para eles “ não é correcto”. Até ao fecho desta edição, não foi possível ouvir a versão das autoridades de Educação, Juventude e Tecnologia de Nacala –Porto por que na altura em que a nossa Reportagem deslocou-se ao local, a Director dos serviços de Educação, encontrava-se a dirigir o primeiro encontro do ano que contou com a participação de todos dirigentes das escolas locais. Porém prometemos trazer a versão desta, na próxima edição.
Fonte: macua.blogs.com

Nenhum comentário: