terça-feira, 8 de setembro de 2015

Segunda etapa da vacinação contra o HPV começa nesta terça-feira em BH

Na capital deverão ser vacinadas 48.480 meninas, de 9 a 11 anos, cumprindo o esquema vacinal que estabelece a aplicação da segunda dose após seis meses à primeira.

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), inicia nesta terça-feira (8) a segunda etapa da vacinação contra o HPV, que previne o câncer de colo de útero. O evento de abertura será no Centro de Saúde Santa Lúcia (rua Murilo Moraes de Andrade, 125, bairro Santa Lúcia), às 10h.

Na capital deverão ser vacinadas 48.480 meninas, de 9 a 11 anos, cumprindo o esquema vacinal que estabelece a aplicação da segunda dose após seis meses à primeira. O objetivo é atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), que preconiza uma cobertura de pelo menos 80% da população do público-alvo.

Na primeira etapa de vacinação, que ocorreu entre 3 a 31 de março, foram vacinadas 35.488 adolescentes, o equivalente a 73,2% do público-alvo. As meninas dessa faixa de idade que ainda não tomaram a primeira dose podem se vacinar. Nesse caso, tomam a primeira dose agora e a segunda daqui a seis meses.
A vacina é aplicada nos 147 centros de saúde da capital. É necessário apresentar documento de identidade e o cartão de vacinação. Mulheres de 14 a 26 anos portadoras de HIV/Aids também poderão receber a vacina. É importante ressaltar a segurança da vacina e que efeitos colaterais são leves e pouco frequentes.

Em 2014, o Ministério da Saúde iniciou a implantação da vacina HPV no Calendário Nacional de Vacinação com a introdução da vacina quadrivalente contra o papilomavírus humano (HPV) nos SUS. Essa implantação é realizada de forma gradativa, contemplando faixas etárias específicas a cada ano. Em 2014 foram as adolescentes de 11 a 13 anos. Em 2015, está sendo feita a vacinação nas meninas de 9 a 11 anos. De 2016 em diante serão as meninas de 9 anos de idade.

Fonte: O Tempo

Nenhum comentário: