quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Denunciar é preciso

Cartaz da campanha do metrô de São Paulo contra o abuso sexual

De acordo com a PCMG, a maioria das vítimas de abuso não registra queixa à polícia.

Nas redes sociais pipocam relatos detalhando os abusos sexuais no transporte público e as pessoas já se organizam para protestar nos locais onde acontecem os crimes. Dar visibilidade e tornar público o ocorrido é importante, porém, denunciar o crime é essencial.

De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), o levantamento realizado pela polícia é feito pela natureza específica do crime, no caso, o assédio sexual como um todo. Assim, os registros ocorridos nos transportes públicos não são medidos separadamente.

Dados da PCMG revelam um total de 51 ocorrências de assédio sexual envolvendo mulheres em Minas Gerais, entre 2013 e junho de 2015. Para a assessoria, é “importante observar que a subnotificação dos casos decorre do fato de muitas vítimas não registrarem a queixa à polícia”. Os canais de denúncia são os seguintes: 197 (ligação gratuita) e (31) 3270-3245 (Delegacia de Mulheres em Belo Horizonte)”.

Já a BHTrans faz campanhas educativas de “Gentileza Urbana” nos próprios coletivos através do “Jornal do Ônibus”, que é pautado pelos próprios usuários do transporte coletivo de Belo Horizonte, buscando o respeito e a boa convivência entre os passageiros. De acordo com a assessoria da BHTrans, a “orientação dada aos passageiros é que qualquer ato de desrespeito, abuso sexual, ou delito nos coletivos deve ser denunciado ao motorista, que pode parar o ônibus e solicitar intervenção policial”.

Segundo informações divulgadas pelo Metrô de São Paulo, a companhia desenvolve estratégias de segurança com o objetivo de coibir a prática de crimes em suas dependências e conta com mais de mil agentes de segurança, todos treinados para agir em benefício dos passageiros.

Para conter a prática de abusos, o Metrô lançou uma campanha que incentiva a denuncia de quem passar por esta situação. Com a frase “Você não esta sozinha”, cartazes fixados nos trens incentivam a denuncia. O passageiro deve relatar o caso a um dos funcionários, ou usar o SMS-Denúncia, através do número 97333-2252.

No Brasil há um número específico para receber denúncias de assédio e/ou abuso sexual, o 180, da Central de Atendimento à Mulher. O serviço funciona 24 horas de todos os dias do ano e a ligação é gratuita. Os atendentes são capacitados em questões de gênero, políticas públicas para as mulheres, orientações sobre o enfrentamento à violência e na forma de receber a denúncia e acolher as vítimas.

Fonte: Dom Total

Nenhum comentário: