segunda-feira, 30 de junho de 2014

Monitoria semestral na Pastoral da Mulher de BH


 
O dia 27 de junho, a Pastoral da Mulher de BH/Unidade Oblata em MG realizou a monitoria semestral para   analisar e verificar a implementação das ações previstas no projeto e seus efeitos.


A monitoria confrontou as atividades realizadas de janeiro a junho deste ano com o que foi programado através da coleta e sistematização de informações que compõem o conjunto de indicadores construídos, com o objetivo de revisar o projeto e  tomar medidas corretivas.

Observou-se um forte incremento no número de mulheres que participaram nas nossas atividades, um total de 186 mulheres com 1.123  atendimentos.

Os cursos realizados (cabeleireira, manicure, estética, bolsas artesanais, etc.)  captaram o interesse de um elevado número de mulheres, que se aproximaram por primeira vez da Pastoral, e nos permitiram desenvolver ações dirigidas a fortalecer sua autoestima e o exercício da sua cidadania .

Outros avanços percebidos foram um maior número de ações de sensibilização social sobre a realidade vivenciada pelas mulheres que estão na prostituição e sobre o fenômeno do trafico de seres humanos com fins de exploração sexual. Foram 12 entrevistas e participações na mídia (Rádio e TV) assim com 22 formações e assessorias oferecidas em diversas Entidades (Centros Universitários, Escolas, Paroquias, Órgãos Públicos, etc. )para mais de 2.500 pessoas. Menção especial merece o Seminário realizado pela Pastoral no mês de maio sobre “Impactos da Copa: Trafico de Seres Humanos e Exploração Sexual”,  com grande presença de público.
  

A maior participação em Conselhos e órgãos de controle  social levou à Pastoral a ter uma grande visibilidade externa e conseguir firmar  parcerias com algumas instituições para um melhor atendimento do nosso público. Cinquenta entidades públicas e privadas foram contatadas e sensibilizadas com respeito à situação de nosso público alvo neste 1º semestre.
Também foi destacada positivamente a ampliação, por parte da Pastoral da Mulher  , dos espaços de visita e conhecimento da realidade de prostituição em BH em outras áreas da cidade (Pampulha).
Entre os desafios programados para o 2º semestre, além dos grandes eventos previstos  sobre Prevenção e Sensibilização contra o Tráfico de Seres Humanos  (Congresso Internacional , Jornadas de Cine-Diálogos, realização de documentário com as mulheres da Pastoral e Exposição artística), encontra-se a realização de uma Conferencia-Debate das mulheres que estão na prostituição em BH sobre a luta por seus  direitos.


Nenhum comentário: