quarta-feira, 18 de junho de 2014

Espanha quer debater legalização de prostituição e drogas leves

Objetivo é fazer com que recursos gerados por essas atividades compensem efeitos negativos para a sociedade.

Inspetores da Fazenda do Estado (IHE) espanhol apresentaram uma série de medidas para reduzir a economia paralela, entre as quais um debate público sobre a legalização de atividades como a prostituição e o tráfico de drogas leves. O objetivo é fazer com que os recursos gerados legalmente por essas atividades ajudem a combater seus efeitos adversos, compensando a sociedade por seus efeitos negativos.
A proposta está em um informe do IHE sobre reforma fiscal espanhola e os buracos negros negros das fraudes, com recomendações e profunda análise do sistema tributário, além de mais de 200 sugestões para o governo.
O impacto econômico dessas atividades ilícitas levou a agência europeia de estatísticas, a Eurostat, a recomendar aos institutos nacionais de estatística que incorporem uma estimativa de seu valor no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB, soma das bens e serviços produzidos em um país). Na Espanha, o Instituto Nacional de Estatística (INE) já iniciou os trabalhos para publicar uma primeira avaliação no segundo semestre.
A proposta foi apresentada nesta quarta-feira. O presidente do IHE, Ransés Pérez Boga, afirmou que os inspetores estão muito preocupados com o sistema tributário, já que não é capaz de arrecadar o necessário para sustentar o nível do gasto público no país.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: