terça-feira, 23 de outubro de 2012

"Salve Jorge" tem como pano de fundo o tráfico de pessoas


A autora Glória Perez afirmou que sua nova novela na Globo, "Salve Jorge",  pretende auxiliar e alertar vítimas reais do crime. Ela disse que espera resgatar pelo menos uma vítima com a novela.

“Sempre procuro dar visibilidade aos invisíveis e dar voz a quem não tem voz. Espero que Salve Jorge sirva tanto para alertar para o tema quanto para resgatar alguém, nem que seja uma pessoa só, através desse trabalho”, afirmou a autora.
De acordo com Gloria, a personagem Morena, vivida por Nanda Costa , representa todas as mulheres que sonham com a mudança de vida através de um trabalho fora do Brasil. “Morena representa todas as histórias trágica que eu escutei. Essa personagem vai trazer todo o sentimento e os sonhos de quem pensa que vai resolver a vida com a viagem”.
 Gloria informou que não precisa ser ingênuo ou bobo para cair no golpe. “Morena não é anda boba e, como todas as minhas protagonistas, tem atitude e marra de sobra. Mas não precisa ser boba para cair nesse golpe: basta ser desinformada como a maioria é. E sonhar alto, como todo mundo sonha”.
(fonte: Caras)
Argumento
 
A ambiciosa Lívia Marino (Claudia Raia) é uma mulher que faz de tudo para conseguir o que quer e por isso faz qualquer trabalho sujo, como o tráfico de pessoas, para ganhar um bom dinheiro. Conhecida internacionalmente como agenciadora de talentos no mundo da moda e do show business, a vilã da trama, refinada e bem relacionada, não abre o jogo de sua história de vida e nem de onde vem sua fortuna. Apenas diz que é divorciada de um italiano.
 Envolvida com o crime, Livia consegue manter seus luxos, de alto padrão, sem dar pistas. Para colocar o trabalho em prática, a vilã conta com a ajuda dos seus fiéis aliados: Wanda (Totia Meirelles), seu braço direito e que ajuda nas seleções das meninas; Russo (Adriano Garib), o capanga que vigia as meninas e as colocam na linha; e Irina (Vera Fischer), a gerente da Boate para onde as traficadas são levadas, em Madri, na Espanha.
 
 Seduzidas pelas promessas de Lívia – uma oportunidade única: ganhar em dólar e ter a independência financeira –, Jéssica (Carolina Dieckmann) e Rosangela (Paloma Bernardi) serão as primeiras vítimas na trama. A escolha de Rosangela será usual. Ela irá participar de uma seleção de meninas e será escolhida por um grupo de profissionais da área – esses que não fazem parte da quadrilha e nem imaginam para onde elas serão levadas. Já a Jessica será escolhida como se estivesse indo trabalhar de balconista em uma lanchonete para ganhar muito mais que no Brasil.

Baseado em “Órfãos do Brasil”
 A reportagem em série Órfãos do Brasil, publicada no Diário Catarinense desde 5 de agosto, está inspirando a pesquisa da novela Salve Jorge. A trama de Glória Perez tem o tráfico de pessoas como tema central e a atriz que representará uma jovem adotada ilegalmente se embasou também, para compor a personagem, no material investigativo da série Órfãos do Brasil, do DC.
Com base no que leu via site do DC, a autora agregou à novela a investigação catarinense sobre os brasileiros levados ainda bebês para Israel nos anos 80. Para dar detalhes da relação entre a novela e a série de reportagens, a jornalista Mônica Foltran viajou ao Rio de Janeiro na última quinta-feira (18) acompanhada pelo repórter fotográfico Jessé Giotti, e conversou com Glória Perez. A entrevista foi publicada no DC deste domingo (21).
Assim como Glória, os atores que interpretam os personagens envolvidos com o tráfico de crianças também tiveram no material do Diário Catarinense uma referência para a construção e interpretação dos personagens. Dando vida ao tema, a atriz Dani Moreno interpretará uma jovem adotada por uma família no exterior, obcecada em descobrir sua origem – como os personagens da vida real.
 
Para a construção da personagem Aisha, Dani Moreno buscou informações na série Órfãos do Brasil. Aisha é uma brasileira levada de seu país ainda recém-nascida, nos anos de 1980, e adotada por uma família da Turquia. Assim como os entrevistados da série Órfãos, a personagem tentará reencontrar as origens brasileiras.
A atriz também assistiu a filmes, conversou com pessoas que foram adotadas e traficadas e acompanhou a série do DC. Dani soube da série por orientação da própria autora da novela e ficou impressionada com os depoimentos. Para a atriz, a novela, assim como o jornal, poderá contribuir para o reencontro de mais famílias envolvidas no tráfico de bebês. O DC já contribuiu com a reaproximação de três filhos e mães desde que iniciou a apuração. Um site (www.diario.com.br/orfaosdobrasil) foi criado para tentar facilitar os contatos. No site, já estão dados de 28 filhos que procuram suas origens e nove familiares que procuram por seus filhos.

(fonte:  Diário Catarinense)

Nenhum comentário: