quinta-feira, 12 de julho de 2012

Mina Ahadi: contra o apedrejamento e a favor da liberdade das mulheres


Viver sob ameaças não intimidam a revolução de Mina pelo direitos das mulheres. Ela fundou em 2001 o Comitê Internacional contra o Apedrejamento, e desde então salvou oito mulheres e três homens (condenados por serem homossexuais) da pena de morte. Conseguiu atenção mundial nos casos das iranianas Sakineh Ashtiani e Nazanin Fatehi, condenadas ao apedrejamento acusadas de terem cometido adultério.

A ativista Mina Ahadi é um “megafone dos direitos humanos”. Fundou uma ONG que procura reintegrar à sociedade as vítimas da guerra em curso em seu país. Foi Mina também quem criou a campanha "STOP STONING NOW!" para evitar o apedrejamento de Sakineh Ashtiani. A militância faz parte da vida da iraniana Mina Ahadi desde muito jovem. Aos 14, já tinha fundado um clube de discussões políticas. Quando universitária, desafiou o governo de seu país ao liderar uma manifestação contra o uso obrigatório do véu islâmico. Suas atitudes revolucionárias a obrigaram a sair de sua terra natal e viver sob proteção policial, mas nem isso a fez parar de batalhar pelos direitos humanos: ela é porta-voz do Comitê Internacional contra o Apedrejamento de Mulheres, coordenou a campanha para evitar as mortes das iranianas Sakineh Ashtiani e Nazanin Fateh, condenadas pelo crime de adultério, além de ter criado o Conselho de Ex-Muçulmanos, entidade de apoio aos que renunciaram à fé islâmica.
Ela, inclusive, recomendou aos filhos de Sakineh que escrevessem uma carta pedindo ajuda para sua mãe e Mina ajudou a torná-la pública. "Eu não quero mais sentenças de morte, apedrejamento. Eu quero um Irã melhor. Eu acho que a revolução será feminina e nós, mulheres iranianas, somos a face dessa revolução”.
A ativista, aliás, explicou como funciona a humilhação do apedrejamento das mulheres no Irã. "As pedras para o apedrejamento são escolhidas pelo tamanho. Elas não podem ser muito grandes para não causarem a morte logo no começo, mas sim uma morte lenta”, explicou Mina. Para a ativista, o Islã é
Mina tem 56 anos e há 30 recebeu uma sentença de morte. Pertencer a um grupo de esquerda e fazer oposição ao regime islâmico foram atitudes decisivas para que continuasse vivendo no Irã. No dia seguinte de sua participação em uma passeata contra o uso do “Hijab” (véu islâmico), em 1979, época da Revolução Iraniana, ela e todos os membros do movimento estudantil foram expulsos da universidade, onde ela cursava o último ano de Medicina e trabalhava no hospital da instituição.
Mesmo perseguida, Mina permaneceu em seu país com o marido, que estudava Física. Ambos continuavam a lutar contra o regime até que a polícia fez uma batida em seu apartamento, o que resultou na execução de seu companheiro e de hóspedes do casal, vindos da região do Curdistão. A iraniana consegui fugir de Tabriz, capital do Irã, onde residia, e há 20 anos é exilada política na Europa, 14 deles na Alemanha, onde vive com seu segundo marido e duas filhas.
Viver sob ameaças não intimidam a revolução de Mina pelo direitos das mulheres. Ela fundou em 2001 o Comitê Internacional contra o Apedrejamento, e desde então salvou oito mulheres e três homens (condenados por serem homossexuais) da pena de morte. Conseguiu atenção mundial nos casos das iranianas Sakineh Ashtiani e Nazanin Fatehi, condenadas ao apedrejamento acusadas de terem cometido adultério. Hoje, as campanhas de Mina ecoam pelas redes sociais, em muitos casos com o apoio da mídia, ONGs e personalidades que batalham pelo direito das mulheres.
A inspiração de Mina para lutar pela emancipação feminina foi a própria mãe. De acordo com a tradição de seu país, o filho mais velho deve assumir o papel de autoridade na falta do pai. O de Mina faleceu quando ela tinha 4 anos de idade mas, contrariando tal regra, a ativista foi criada por sua mãe, que também se recusou a casar novamente com um membro da família do marido, também como manda a tradição. O sentimento de liberdade despertado nela em suas visitas à casa do avô no Teerã, durante férias escolares, a motivaram a refletir sobre como a religião a privava de coisas simples. E é pela liberdade e emancipação das mulheres sua batalha, mesmo que sua própria vida esteja, na teoria, cerceada.
Fonte: http://estilo.br.msn.com

Nenhum comentário: