terça-feira, 10 de julho de 2012

Extremistas religiosos no Afeganistão executam mulher acusada de adultério


Após leitura do Alcorão um grupo extremista próximo de Cabul executaram perante cerca de 150 testemunhas uma mulher acusada de adultério. O fato dentre muitos ocorridos foi divulgado em um vídeo e revoltou autoridades e todos quantos assistiram .

Um vídeo que mostra a execução a bala de uma mulher suspeita de adultério em um povoado próximo a Cabul relançou a polêmica sobre a condição feminina no Afeganistão depois de dez anos de presença internacional.
Em um pequeno povoado da província de Parwan, dezenas de homens, sentados no chão ou nos telhados das casas, observam a mulher coberta por um véu. A acusada, sentada, ouve a sentença de morte sem mover-se ou tentar escapar. O vídeo de três minutos divulgado mostra a execução ao mesmo tempo que se ouve uma voz masculina citar passagens do Corão.
Entre os presentes, apenas homens, alguns gravam a cena com seus celulares. Outros pedem ao assassino que pare de disparar.
Segundo a versão oficial, Najiba, de 22 anos, foi detida pelos talibãs por ter mantido “relações” (extra-conjugais) com um comandante talibã do distrito de Shiwari, também em Parwan, e foi condenada à morte. O ministério do Interior afegão condenou com firmeza o que chamou de “ato anti-islâmico e desumano cometido por assassinos profissionais”.
Todos os meses são registrados crimes odiosos contra mulheres no Afeganistão, principalmente nas zonas rurais, onde regem as tradições. Segundo a organização não-governamental Oxfam, 87% das afegãs afirmam ter sido submetidas a violências físicas, sexuais ou psicológicas, ou a um casamento forçado.


Fonte: www.odiario.com

Nenhum comentário: