domingo, 14 de fevereiro de 2016

Identificar as tentações

Segundo os evangelhos, as tentações experimentadas por Jesus não são propriamente de ordem moral. São situações em que lhe são propostas formas falsas de entender e viver a sua missão.

A leitura que a Igreja propõe neste domingo é o Evangelho de Jesus segundo Lucas 4,1-13 que corresponde ao 1° Domingo de Quaresma, ciclo C do Ano Litúrgico. O teólogo espanhol José Antonio  Pagola comenta o texto.

  
Segundo os evangelhos, as tentações experimentadas por Jesus não são propriamente de ordem moral. São situações em que lhe são propostas formas falsas de entender e viver a sua missão. Por isso, a sua reação serve-nos de modelo para o nosso comportamento moral, mas, sobretudo, alerta-nos para não nos desviarmos da missão que Jesus confiou a seus seguidores.

Antes de qualquer coisa, as suas tentações ajudam-nos a identificar com mais lucidez e responsabilidade as que podem experimentar hoje a sua Igreja e os que a formam. Como seremos uma Igreja fiel a Jesus se não somos conscientes das tentações mais perigosas que nos podem desviar hoje do seu projeto e estilo de vida?

Na primeira tentação, Jesus renuncia a utilizar Deus para «converter» as pedras em pães e saciar assim sua fome. Não seguirá esse caminho. Não viverá procurando seu próprio interesse. Não utilizará o Pai de forma egoísta. Se alimentará da Palavra viva de Deus, só «multiplicará» os pães para alimentar a fome das pessoas.

Esta é provavelmente a tentação mais grave dos cristãos dos países ricos: utilizar a religião para completar nosso bem-estar material, tranquilizar nossas consciências e esvaziar nosso cristianismo de compaixão, vivendo surdos à voz de Deus que nos continua a gritar, onde estão vossos irmãos?

Na segunda tentação, Jesus renuncia a obter «poder e glória» oferecidos com a condição de submeter-se como todos os poderosos aos abusos, mentiras e injustiças em que se apoia o poder inspirado pelo «diabo». O reino de Deus não se impõe, oferece-se com amor. Só adorará ao Deus dos pobres, débeis e indefesos.

Nestes tempos de perda de poder social é tentador para a Igreja tentar recuperar «o poder e a glória» de outros tempos pretendendo inclusive um poder absoluto sobre a sociedade. Assim podemos perder uma oportunidade histórica para entrar num caminho novo de serviço humilde e de acompanhamento fraterno ao homem e à mulher de hoje, tão necessitados de amor e de esperança.


Na terceira tentação, Jesus renuncia a cumprir a sua missão recorrendo ao êxito fácil e à ostentação. Não será um Messias triunfalista. Nunca colocará Deus ao serviço da Sua vanglória. Estará entre os seus como quem que serve. Sempre será tentador para alguns utilizar o espaço religioso para procurar reputação, renome e prestígio. Poucas coisas são mais ridículas no seguimento de Jesus que a ostentação e a busca de honras. Fazem mal à Igreja e esvaziam-na de verdade.

Fonte: Ihu

Nenhum comentário: