segunda-feira, 10 de março de 2014

Dia Internacional da Mulher na Pastoral de BH

A celebração do Dia Internacional da Mulher começou com antecipação na Pastoral da Mulher de BH. 

O dia 7, de manhã,  a equipe da Unidade Oblata em MG, reforçado pelo Governo Geral (que esteva conhecendo o Projeto), visitou os principais hotéis de prostituição do hipercentro entregando rosas e parabenizando às mulheres. 

Essa mesma sexta feira , na parte da tarde, vários eventos aconteceram na sede da Pastoral para comemorar a data, com numerosa participação das mulheres.

Em primeiro lugar teve lugar uma Oficina de Direitos das mulheres iniciada com o visionado do filme “Vida Maria”. Trata-se de  um curta-metragem que denuncia a ausência de escolarização e as condições precárias de vida de várias gerações de mulheres através de “Maria José”, uma menina que se diverte aprendendo a escrever o nome, mas que é obrigada pela mãe a abandonar os estudos e começar a cuidar dos afazeres domésticos. Foram debatidas situações  apresentadas no filme  que mostram uma semelhança muito grande com a realidade vivenciadas por muitas mulheres. As falas insistiram na necessidade de quebrar esses ciclos  pautados na cultura patriarcal,  de não repetir a história de seus antepassados e renovar suas vidas.



A continuação as mulheres apresentaram seus trabalhos (pinturas, poemas, textos) realizados nas semanas anteriores, onde relatavam o sentido do ser mulher hoje. Historias de vida e relatos e pinturas comovedoras se sucederam nas intervenções das  participantes.



A tarde finalizou com  uma alegre confraternização, onde a música de Irasema homenageou a todas as mulheres. Canções,  dança e bom humor, acompanhadas de deliciosas pizzas,  tomaram conta do Cantinho da Paz. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Foi muito bom e maravilhoso o encontro no dia da Mulher na Pastoral. Parabéns para a Pastoral e a todos aqueles que lutam para o bem-estar da mulher. Posso dizer que a Pastoral é a minha segunda casa. Que os anjos os iluminem sempre.
Ass.: I.S.A.