quarta-feira, 15 de julho de 2015

Vaticano, ONU e prefeitos se unem contra a mudança climática e tráfico humano

Convidados pelo papa Francisco, prefeitos que compõem a diretoria da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) participarão, no dias 21 e 22 deste mês, do Workshop "Escravidão Moderna e Mudanças Climáticas: o Compromisso das Cidades", e do Simpósio "Cidades e o Desenvolvimento Sustentável"; segundo o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, presidente da FNP, "a iniciativa do Papa em promover esta reunião é uma demonstração clara de que existe um consenso sobre a relevância dos prefeitos, não apenas na discussão dos problemas globais, mas, principalmente, na operacionalização das suas soluções".


Nesta quarta-feira, dia 15, serão apresentados, na Sala de Imprensa da Santa Sé, um “workshop” e um Simpósio, sobre “Escravidão moderna e as Mudanças climáticas”, que contará com a presença de Prefeitos das maiores cidades do mundo, entre os quais quatro do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte.

Dia 21, realizar-se-á o Workshop “Escravidão Moderna e Mudanças Climáticas: O Compromisso das Cidades”, e, dia 22, o Simpósio “Cidades e o Desenvolvimento Sustentável”.

O evento, que se realizará na Casina São Pio IV, sede das Pontifícias Academias das Ciências Sociais, nos Jardins do Vaticano, contará com a participação de Prefeitos de 50 grandes Cidades do Planeta, Governadores locais, Representantes das Nações Unidas, ambientalistas e especialistas em planejamento urbano.

Os participantes buscarão as melhores práticas para contrastar as mudanças climáticas e a escravidão moderna e discutirão o futuro das cidades e o desenvolvimento sustentável.

A coletiva de imprensa será presidida por Dom Marcelo Sánchez Sorondo, Chanceler da Pontifícia Academia das Ciências Sociais, o Consulente da Mídia, Michael Shank, e seu consulente, Alessandro Gaetano.

O presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Marcio Lacerda, prefeito de Belo Horizonte, que representará os governantes locais brasileiros, apresentará as conclusões do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), realizado, no último mês de abril, em Brasília.

Tais eventos são uma continuação do posicionamento do Santo Padre, em relação às questões da sustentabilidade. Na sua Encíclica “Laudato sii”, publicada dia 18 de junho pp., o Papa defende ações imediatas em relação ao meio ambiente, abordando temas como o aquecimento global e o atual modelo econômico.

O documento pontifício é o primeiro dedicado ao tema e considerado revolucionário, por exigir dos líderes globais uma postura urgente para salvar o planeta, como também por questionar a ação humana na busca do desenvolvimento.

Workshop

Segundo o Vaticano, o Workshop “Escravidão Moderna e Mudanças Climáticas: o Compromisso das Cidades” pretende aumentar a consciência a respeito de duas emergências globais: a escravidão moderna (incluindo o tráfico de seres humanos) e as mudanças climáticas, nas quais os governos municipais devem desempenhar um papel ativo.

Além do mais, o evento busca o consenso para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em nível mundial, que dizem respeito aos valores das principais religiões mundiais, com particular destaque aos indivíduos e as populações mais vulneráveis.

Simpósio

O Simpósio “Cidades e o Desenvolvimento Sustentável” levará em consideração os meios que as cidades adotarão para implementar a nova agenda dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável,  o desenvolvimento econômico, a inclusão social e a sustentabilidade ambiental. (MT)


Fonte:  Vatican Radio

Nenhum comentário: