sábado, 18 de julho de 2015

10 maneiras de combater o estresse em menos de um minuto


Quer derrotar o estresse? Você pode se exercitar, meditar ou fazer ioga. Mas, se estiver no meio de um dia agitado de trabalho ou tiver filhos pequenos em volta que exigem sua atenção, pode ser impossível reservar 30 minutos, que seja, para meditar ou fazer ioga. Às vezes simplesmente não há horas suficientes no dia.Quer derrotar o estresse em menos de um minuto? Veja a seguir dez jeitos divertidos e incomuns de combater o estresse, especialmente quando você só tem alguns segundos disponíveis.


1. Faça cinco respirações profundas.
Inspire e expire profundamente cinco vezes e sinta-se bem e relaxado. A respiração profunda pode resetar nosso sistema nervoso e levar mais oxigênio para o sangue, que o conduz até o cérebro. Inspire tão fundo quanto você for fisicamente capaz, segure a respiração por alguns segundos e então expire. Observe como seu corpo se sente refrescado e refeito.

2. Dance um pouco
Esta dica não é ideal para quando você está no escritório, mas em casa ou entre amigos, dançar é uma coisa que rapidamente libera qualquer tensão que esteja acumulada. Tente ficar estressado enquanto dança: você verá que é impossível. Como diz Tony Robbins, se você muda o estado de seu corpo, seu corpo mudará seu estado mental. É por isso que, nos seminários de Tony, ele faz as pessoas se mexer ao ritmo de música. Quando você dança, a sensação não é ótima? Comece a mexer o corpo ao som de música, e é praticamente garantido que você comece a se sentir melhor.

3. Saia de frente da mesa de trabalho ou afaste-se da situação
Faça uma pausa e afaste-se da mesa de trabalho ou da situação que o está deixando maluco. Sair do ambiente que lhe está causando estresse significa dizer a seu sistema nervoso para respirar fundo e relaxar. Vá até o bebedouro tomar água ou saia para a rua por um instante. Mesmo que você apenas olhe pela janela por um instante, isso já o deixará mais calmo.

4. Cheire alguma coisa perfumada
De acordo com um estudo, cheirar óleos essenciais chega a reduzir a percepção do estresse. A aromaterapia vem ganhando aceitação ampla como uma ótima maneira de aliviar o estresse, e o mesmo estudo indicou que a lavanda é muito eficaz para isso. Experimente acender uma vela perfumada ou sentir o cheiro de um limão ou uma fatia de gengibre recém-cortados. A parte do cérebro que processa os cheiros se situa ao lado do centro emocional do cérebro; assim, faz sentido que cheiros aromáticos possam nos acalmar.

5. Ria
O riso libera endorfinas no cérebro, e as endorfinas fazem você se sentir melhor. Peça à pessoa com quem está que lhe conte alguma piada, ou pense numa piada, você mesmo. Quando estamos numa situação estressante, às vezes o riso não acontece com muita naturalidade. Mas, assim que você começar a gargalhar por alguma coisa realmente tola, começará a se sentir melhor, mesmo que inicialmente resista ao riso. Procure no YouTube seu humorista favorito e veja se consegue gargalhar muito.

6. Abrace alguém
Esta sugestão talvez só sirva se você estiver com amigos ou familiares que se sinta à vontade em abraçar forte. Mas, quando você abraça alguém, isso libera oxitocina e dopamina, que abaixam os níveis de cortisol (o hormônio do estresse) em seu sangue. Como você se sente quando dá um abraço em alguém? Um abraço pode ajudar seu estresse a sumir em menos de um minuto.

7. Imagine que você está em um lugar muito relaxante
Lembra aquela vez que você passou férias à beira de um lago e se sentiu tão calma, tão descontraída? Ou quando estava caminhando na floresta, ouvindo os pássaros e olhando para as copas das árvores? Recorde um momento agradável e imagine que você está nesse lugar agora. Talvez seja algum lugar onde você nunca antes esteve, como uma praia caribenha. Imaginando a paisagem e as sensações com detalhes, você vai reduzir sua tensão muscular e sentir-se menos estressado.

8. Experimente o relaxamento muscular progressivo
Esta é uma técnica que foi desenvolvida por Edmund Jacobson nos anos 1920, e na realidade é muito simples. Você começa com um grupo muscular, como os pés; contrai esses músculos propositalmente por alguns instantes e então solta. Em seguida, passe para outra área, como as panturrilhas, as coxas, as costas, os ombros, os braços, etc. Pode parecer estranho inicialmente, mas funciona, porque você solta a tensão em seu corpo inteiro. Quando seu corpo relaxa, a mente não demora a fazer o mesmo.

9. Ouça sua música favorita
Existem canções que simplesmente nos fazem sentir bem, como "Happy", de Pharrell Williams, ou "I Gotta Feeling", do The Black Eyed Peas. Estudos indicam que ouvir música pode ajudar a reduzir o estresse, abaixando nossa pressão sanguínea e nossos níveis de cortisol. Ouvir música pode até inspirá-lo a dançar! Se não estiver com seus fones de ouvido, simplesmente cantarolar uma música, você mesmo, pode ter efeito igualmente tranquilizador. Experimente!

10. Masque chiclete
Mascar chiclete lhe dará um pouco de movimento físico a fazer, especialmente se estiver parado em um ambiente de trabalho. E estudos científicos indicam que mascar chiclete pode reduzir o nível de hormônios do estresse presentes no corpo. Você consegue se imaginar com raiva ao mesmo tempo em que está mascando um Trident? Se chiclete não é sua preferência, tente chupar uma bala - o que for melhor para deixá-lo descontraído.

Fonte: Brasil Post

Nenhum comentário: