sexta-feira, 24 de maio de 2013

Papa Francisco: "Tráfico de seres humanos é uma vergonha"


Durante sessão plenária do Conselho Pontifício dos Imigrantes e Itinerantes, o papa denunciou "a prática do tráfico de seres Humanos como uma atividade ignóbil, uma vergonha para a nossa sociedade"

O papa Francisco fez nesta sexta-feira (24/5) um apelo aos governos e igrejas, para que adotem "iniciativas eficazes" que assegurem os direitos de milhões de homens, mulheres e crianças refugiados e atingidos pelas múltiplas formas de "tratamento ignóbeis".
Durante sessão plenária do Conselho Pontifício dos Imigrantes e Itinerantes, o papa denunciou "a prática do tráfico de seres Humanos", "uma atividade ignóbil, uma vergonha para a nossa sociedade que se diz civilizada", "em um mundo onde falamos tanto em direitos Humanos". Os governos e legisladores devem, não apenas assegurar "os direitos fundamentais" de todos os refugiados forçados, mas também "enfrentar os desafios que se apresentam sob formas modernas de perseguição, opressão e escravidão".
"Os exploradores e os clientes em todos os níveis devem fazer um sério exame de consciência", declarou. Esse tráfico "atinge cada vez mais as crianças, que são envolvidas nas piores formas de exploração e até recrutadas em conflitos armados".

A Igreja católica pede que "os direitos fundamentais cheguem onde não são reconhecidos para milhões de homens e mulheres". "Para a Igreja, nenhuma pessoa é estrangeira, ninguém é excluído", disse, citando o Papa Paulo VI.
A compaixão implica "o conhecimento dos acontecimentos que obrigam as pessoas abandonarem sua pátria", e também uma ajuda para "dar voz" aqueles que "não são ouvidos sobre o que viveram": "violências, estupros, eventos traumáticos, fuga, incerteza no futuro". Os refugiados precisam de "ajuda urgente", mas, sobretudo, "compreensão e bondade", insistiu.
Fonte: Noticias Uol

Nenhum comentário: