sábado, 25 de maio de 2013

Marcha das Vadias em BH: Profissionais do sexo também pediram a regulamentação da profissão

Há três anos, profissionais do sexo realizaram a primeira passeata com o objetivo de pedir respeito às mulheres desta profissão. Hoje, além da dignidade, estudantes e até mesmo os homens pedem o fim da violência contra as mulheres.

Com roupas curtas, peitos de fora e corpos pintados, mais de mil pessoas se reuniram, neste sábado (25), no hipercentro de Belo Horizonte para realizar uma manifestação bem humorada: A Marcha das Vadias. Com faixas, tambores e muita irreverência, mulheres, homens e profissionais do sexo pediram pelo fim da violência contra a mulher e respeito pelas minorias.

O ponto de encontro foi na praça Rio Branco, próximo à Rodoviária. Os manifestantes utilizaram de poucas roupas e seios descobertos para alertar sobre o machismo. A Marcha das Vadias “desfilou” pela rua Guaicurus até a praça da Estação, no centro de BH.


Há três anos, profissionais do sexo realizaram a primeira passeata com o objetivo de pedir respeito às mulheres desta profissão. Hoje, além da dignidade, estudantes e até mesmo os homens pedem o fim da violência contra as mulheres. “A marcha existe para dar voz a todas as mulheres. Além disso, queremos que o trabalho das profissionais do sexo seja regulamentado”, disse a presidente da Associação das Prostitutas de Minas Gerais (Aspromig), Aparecida Vieira.
Participando pela primeira vez do evento, a estudante de direito Izaleba Fernandes, de 22 anos, disse se identificar com a causa. “A mulher percebe que a sociedade está cada vez mais machista e isso precisa acabar”, disse.
Nesta edição, muitos homens aderiram ao movimento, defendendo que é preciso aprender a lidar com a liberdade das mulheres. “Eu acredito em direitos iguais. É isso que elas querem”, disse o cabeleireiro Tom Hilton, de 19 anos.

Reconhecimento
Neste ano, as profissionais do sexo pedem também pela legalidade da profissão. “Queremos o que dia 02 de junho seja conhecido como o dia internacional da profissional do sexo. É preciso que nossa profissão seja regulamentada”, disse a presidente da Associação das Prostitutas de Minas Gerais (Aspromig), Aparecida Vieira.

No dia 20 de junho será realizada uma campanha de saúde das profissionais do sexo. As jovens poderão realizar mamografias e exames clínicos de graça. O evento será realizado no shopping Uai, próximo a praça Rio Branco.

Fonte: O Tempo

Nenhum comentário: