terça-feira, 21 de maio de 2013

Casos de exploração sexual infantil em Uberaba crescem 100% em 2 anos


Casos de prostituição infantil em Uberaba cresceram quase 100% de 2010 para 2012, segundo o promotor da Infância e Juventude, André Tuma, acrescentando que este ano o número de casos pode crescer ainda mais, visto que até agora já são 40 episódios. 

O promotor, assim como instituições organizadas, promove uma série de atividades para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual |Infanto-Juvenil, lembrado no dia 18 de maio.

Em suas palestras para diretores de escolas, o promotor destaca que em 2010, quando iniciou a contabilização de casos, foram verificados 40, número que saltou para 59 no ano seguinte, com crescimento de 47,5%. De 2011 para 2012 o aumento foi de 33,8%, chegando a 79. Considerando o período de 2010 a 2012, a volume de casos de prostituição infantil em Uberaba subiu 97,5%, destaca o representante do Ministério Público, revelando a gravidade da situação. No Brasil, segundo dados do Unicef, são 250 mil crianças em situação de prostituição.

Em entrevista à Rádio JM - AM 730kHz, o sociólogo e professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) Ailton Aragão falou sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil. De acordo com ele, ao longo da semana, escolas, instituições parceiras, ONGs e empresas desenvolveram atividades com a temática. Hoje acontece “Concentração e Abraço pela Paz”, no estádio do Uberabão, a partir de 8h. O movimento segue o mesmo modelo da campanha nacional “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, que irá abraçar os estádios que receberão os jogos da Copa do Mundo. No local, foram expostas faixas com frases e pensamentos criados pelas crianças e adolescentes.

Amanhã, dia 18, é o dia D, onde crianças e adolescentes atendidos por estas instituições ganharão as ruas do centro da cidade, trajando sinais de luto e repúdio, e realizando panfletagens, performances, bem como alertando aos passantes sobre a importância de se debater e denunciar e, para isto, o cidadão pode usar o tridígito 100 (Disque 100).
Fonte: JM Online

Nenhum comentário: