quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Morreu Oscar Niemeyer, "o poeta da curva"


Aos 104 anos, faleceu Oscar Niemeyer, o mais famoso arquiteto brasileiro e um dos grandes expoentes mundiais da arquitetura do século XX, que dizia: “A gente tem que sonhar, senão as coisas não acontecem”. “Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual", dizia.
Da sinuosidade da curva, Niemeyer desenhou casas, palácios e cidades. Das injustiças do mundo, sonhou uma sociedade igualitária. "Minha posição diante do mundo é de invariável revolta", dizia. Uma revolta que inspira a todos que o conheceram.





Não é o ângulo reto que me atrai,
 Nem a linha reta, dura, inflexível criada pelo o homem.
 O que me atrai é a curva livre e sensual.
 A curva que encontro no curso sinuoso dos nossos rios,
 nas nuvens do céu,
 no corpo da mulher preferida.
 De curvas é feito todo o universo,
 O universo curvo de Einstein.
Fonte: modosdeolhar.blogspot.com.br

Nenhum comentário: