quarta-feira, 26 de setembro de 2012

A Pastoral da Mulher participa de evento contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres


Uma das mulheres acompanhadas pela Pastoral da Mulher de BH, W.E. , participou na terça-feira (26), da Roda de Conversa sobre Exploração Sexual e Tráfico de Pessoas, em Belo Horizonte.


O evento foi organizado pelo  Programa de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (PETP).
O PETP está estruturado na Diretoria de Resolução Pacífica de Conflitos (dentro da Secretaria de Estado de Defesa Social de MG). Apresentaram esta Mesa a Diretora do Núcleo de Resolução Pacifica de Conflitos, Sra. Ariane Gontijo,  a coordenadora do PETP, Sra. Fernanda Givisiez e a Gerente do PETP Flávia Gotelip.
A reunião que deu início às 15h, no auditório do Ed. Bemgé Alberto Seguim da Sejudh, apresentou a realidade  a respeito do tráfico nacional e internacional de pessoas e do fluxo das redes de serviços governamentais e da sociedade civil organizada.
A Sra. W. E, da Pastoral da Mulher de BH explicou sua experiência a respeito do tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, assim como o funcionamento das máfias internacionais. A pobreza, baixa escolaridade, a falta de perspectivas e a ilusão de um futuro melhor  são fatores que levam às mulheres a se deixarem enganar por falsas promessas de trabalho e melhoria de vida longe de suas cidades. 
 Segundo dados da Organização Mundial do Trabalho (OIT), o tráfico de pessoas é uma das atividades criminosas que mais movimentam dinheiro no mundo, cerca de 30 bilhões de dólares por ano, ficando atrás apenas do tráfico de drogas e de armas.

Nenhum comentário: