quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Qual é o futuro que as mulheres querem?

 
A Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) lançou na quinta-feira, 13 de setembro, a publicação O Futuro que as Mulheres Querem, em português.

O documento abarca as questões de igualdade de gênero e desenvolvimento sustentável e foi lançado, em inglês, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em junho, no Rio de Janeiro.
O texto compila uma série de indicações e caminhos visando a inclusão social e política das mulheres e a harmonia necessária entre três pilares de sustentabilidade imprescindíveis para o desenvolvimento: econômico, social e ambiental.
Durante a Rio+20, a ONU Mulheres reuniu, pela primeira vez na história, presidentas e primeiras-ministras para fazer um chamado a ações concretas para a integração plena das mulheres no desenvolvimento sustentável. O texto na íntegra do Chamado à Ação também está disponível no documento.
 "Qualquer novo conjunto de objetivos deve incluir a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres de maneira transversal e conter metas e indicadores sensíveis ao gênero", defende o documento. "Deve haver também um objetivo específico para a igualdade de gênero, que vá além do atual ODM 3 [Objetivo de Desenvolvimento do Milênio 3] e capte as dimensões econômica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável. A ONU Mulheres continua a trabalhar junto com os governos, a sociedade civil e outros interessados em desenvolver qualquer nova série de objetivos".
O chamado à ação das mulheres feito em relação aos governos reivindica quatro pontos específicos:
- Oferecer às mulheres condições de contribuir para e se beneficiar do desenvolvimento sustentável;
- Alavancar a atuação e a liderança das mulheres pelo desenvolvimento sustentável;
- Criar um ambiente propício para a igualdade de gênero no desenvolvimento sustentável;
- Estabelecer um marco de desenvolvimento que responda às questões de gênero.


Conheça o documento na íntegra em PDF


Fonte: Mundo Sustentável

Nenhum comentário: