sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Passeio a Ouro Preto da Pastoral da Mulher

Nesta passada quinta feira (27)  a equipe e as mulheres ( com seus filhos)  da Pastoral da Mulher de BH, participaram de uma excursão  a Ouro Preto. 

As 33 integrantes das duas vans saímos às 8.00 h, com muita disposição e bom humor. Durante o trajeto  houve diferentes brincadeiras e atividades descontraídas. A primeira parada da nossa viagem foi  o Museu das Reduções em  Amarantina (a 25 kms de Ouro Preto). Aí  se conservam miniaturas representativas dos quatrocentos anos de arquitetura brasileira. As réplicas de  monumentos históricos tombados, reproduzidos artisticamente em escala reduzida, impressionaram  todas as visitantes e maravilhou as crianças que nos acompanhavam.
A continuação, entrando em Ouro Preto,  pudemos conhecer  o  “Parque Horto dos Contos”, uma enorme área verde no Centro Histórico, entre a Igreja do Pilar, Casa dos Contos e a rodoviária. Nesse belíssimo jardim, realizamos um momento de espiritualidade e desfrutamos de um agradável almoço. Celebramos também os aniversários do mês. Houve tempo também para a integração através do lazer, a  diversão e a conversa.
Depois visitamos a Casa dos Contos, ( monumento do Barroco Mineiro construído  para ser a residência e “Casa de Contratos” ), conhecendo um pouco da evolução do dinheiro no Brasil. A Casa dos Contos abriga no subsolo uma senzala totalmente preservada, onde lembramos o sofrimento dos negros escravos, seus instrumentos de trabalho e nos informarmos  de uma parte substancial da nossa História. Aproveitamos o passeio para despertar a consciência histórica e artística.  Boa parte da arquitetura barroca de Ouro Preto é uma herança dos negros. Os escravos  conheciam técnicas, instrumentos, ferramentas específicas pra trabalhar com a pedra sabão.
E por último fomos à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, que encantou todas com a beleza do seu interior,  completamente folheada a ouro.
O passeio foi um sucesso. Elas ficaram entusiasmadas com Ouro Preto e ficou clara a vontade de todas em desfrutar de mais eventos culturais como este que tivemos.

 

 

 

Nenhum comentário: