quarta-feira, 27 de junho de 2012

Consumo como sinônimo de felicidade é o principal desafio da sustentabilidade


Uma pesquisa lançada pelo Ministério do Meio Ambiente mostra a importância da mulher brasileira para o consumo sustentável. O estudo Mulheres e consumo: cenário atual e tendências futuras concluiu que a principal barreira a ser superada é o consumo como sinônimo de felicidade e fator de identidade pessoal. Segundo a pesquisa, o consumo exagerado e impulsivo está diretamente ligado ao padrão televisivo e às campanhas publicitárias.

 A secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Samyra Crespo, ressaltou que é importante que a mulher intelectual, que também é seduzida para a compra de bens e serviços, seja porta voz do consumo consciente na exposição dos bons exemplos.
- A pesquisa fala de uma coisa muito preocupante: que o padrão televisivo, ‘telenovelesco’ está fazendo a cabeça das mulheres [principalmente as da classe C]. A pesquisa mostra que ninguém valoriza as intelectuais, as artistas, e isso significa uma ‘mediocrização’ da cultura. A gente precisa fazer com que o Brasil valorize os seus talentos.
 Ainda de acordo com a secretária, é importante que o protagonismo do movimento ou das campanhas seja liderado pelas mulheres, já que são elas que têm o poder de compra e de escolha dentro de casa.
 - São as mulheres que decidem o que comprar e como consumir todo tipo de bens e serviços. Se quisermos mudar os padrões de consumo, temos que trazer as mulheres para o nosso lado.
 O estudo mostrou também que é importante orientar as mulheres para os cuidados rotineiros, tirá-la do “piloto automático”, ajudando-a a compreender e a fazer as melhores escolhas na alimentação e na compra de produtos de higiene e beleza.
 Segundo a diretora de sustentabilidade da rede de supermercados Wall Mart, Camila Valverde, o segredo é saber comunicar e engajar a mulher na preocupação com a sustentabilidade.
 - É importante levar para a mulher o tema da sustentabilidade através de campanhas educativas, mostrando de que forma ela pode ser sustentável para que ela leve as práticas que estão sendo incentivadas para dentro de casa.
 A pesquisa foi lançada durante o encontro da Rede de Mulheres Brasileiras Líderes pela Sustentabilidade, no Jardim Botânico, na zona sul do Rio. Durante o evento, a ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menecucci, apresentou as propostas da rede no documento Plataforma 20.
 Este documento reflete as expectativas, consensos e esforços de um grupo de mulheres brasileiras com diversos perfis de atuação, que integram a Rede, com o objetivo de questionar o consumo impulsivo, em busca de um País mais equitativo e sustentável.

Fonte: noticias.r7.com

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