quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Parceria da Pastoral da Mulher com a Escola de Enfermagem da UFMG: promoção da saúde das mulheres da prostituição

Na tarde do dia 26 de fevereiro teve lugar uma importante reunião entre a Pastoral da Mulher de BH e  o Projeto da Escola de Enfermagem da UFMG "Práticas educativas na atenção à saúde de mulheres"


O objetivo do encontro era continuar e fortalecer a nossa parceria com a finalidade de cuidar melhor das mulheres em situação de prostituição atendidas pela Pastoral . Com a presença de uma parte da Equipe da Pastoral e da professora Eliana Villa junto com quatro alunos bolsistas da Escola de Enfermagem participantes do Projeto,  decidimos estabelecer uma programação de Oficinas de saúde para as mulheres atendidas por nossa Entidade que abordem os temas do maior interesse e preocupação delas atualmente: HPV, DST’s, gravidez, drogas, cuidados básicos de saúde, rede de assistência social do SUS, etc.


Além disso, com o objetivo de atingir o maior número de mulheres, definimos a elaboração de cartilhas  sobre esses temas de saúde que serão distribuídas em todos os locais onde as mulheres “batalham”. Também conversamos sobre a realização de uma pesquisa que estude os impactos do exercício da prostituição na saúde física e mental das mulheres.
Em resumo, foi uma  reunião muito proveitosa, em que concretizamos um planejamento de ações efetivas para promover a saúde das mulheres acompanhadas pela Pastoral. Nossa gratidão e reconhecimento ao excelente trabalho de este Projeto da Escola de Enfermagem da UFMG, eficientemente coordenado pela professora Eliana Villa


Nenhum comentário: