sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Integrantes da Pastoral da Mulher de BH assessoram encontros sobre Tráfico de Seres Humanos

Ao longo das últimas semanas, integrantes da equipe da Pastoral da Mulher têm assessorado  encontros formativos  sobre  trafico de seres humanos em diferentes  lugares de Minas Gerais.

Neste ano, na sua 51ª edição, a Campanha da Fraternidade tem como tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e como lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1). O objetivo geral da CF-2014 é “identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-las como violação da dignidade e da liberdade humanas, mobilizando cristãos e pessoas de boa vontade para erradicar este mal com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus”.

Com este motivo, membros da Equipe da Pastoral da Mulher de BH estão realizando palestras e encontros de formação para sensibilizar e prevenir a proposito do trafico de seres humanos, particularmente do trafico de seres humanos com fins de exploração sexual. Ir. Sirley realizou duas Jornadas Formativas sobre Tráfico de Seres Humanos uma para a diocese de Almenara e para  a de Pouso Alegre (MG) com grande participação das paroquias e dos agentes de pastoral dessas dioceses.
Trabalho de grupos

Concretamente em Pouso Alegre, o passado dia 16 de fevereiro ,   o encontro contou com a presença de 82 membros de 27 paróquias da Arquidiocese. Irmã Sirlei ao longo da manhã destacou o por quê da escolha deste tema para a CF, sua abrangência e relevância, as modalidades do tráfico humano, como detectá-lo, como preveni-lo, etc. Já na parte da tarde, houve um trabalho em grupo, com o objetivo de focalizar este tema nos trabalhos pastorais já existentes nas paróquias e, como complementar os mesmos com esta reflexão da Campanha da Fraternidade. O objetivo era elaborar  pistas de ação concretas para prevenir e enfrentar  este fenômeno.


Lucinete desenvolveu Oficinas sobre a CF e o Tráfico Humano nas paroquias de Bom Pastor (Bº Coração Eucarístico-BH) e Beato José de Anchieta (Bº Solar das Madeiras-Contagem). Jose Manuel realizou uma formação na paroquia São Gaspar Bertoni (Bº Lagoa-BH).



Nenhum comentário: