quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

'Brasil está pronto para combater turismo sexual', diz Dilma...Será?


A presidente Dilma Rousseff usou sua conta no Twitter para alertar sobre o perigo da exploração sexual durante o carnaval e a Copa do Mundo. O Brasil, segundo Dilma, "está feliz em receber turistas que chegarão para a Copa, mas também está pronto para combater o turismo sexual".

Para coibir estes casos, a presidente prometeu ações enérgicas. "O governo aumentará os esforços na prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes do Brasil". O pronunciamento da presidente é uma resposta à polêmica campanha lançada pela Adidas, às vésperas da Copa.
Uma linha de camisetas da empresa apresenta mensagens de duplo sentido, com conotação sexual. Uma delas traz a frase "Lookin to score", que pode ser traduzida por "em busca dos gols". Mas também pode ser uma expressão que significa "pegar garotas", uma vez que a estampa é um coração amarelo no formato de nádegas femininas com fio dental verde.
As imagens também causaram revolta na Embratur. De acordo com o presidente Flávio Dino, o fato atrapalha a organização da Copa do Mundo. "A gente luta para firmar uma imagem positiva do evento, e isso fortalece os discursos críticos à Copa. O problema é a apropriação disso e a deturpação do que pode ser a competição. Já comunicamos nossas agências espalhadas por 15 países para que façam a divulgação de que não aceitaremos isso de forma alguma", disse o dirigente.
Ainda segundo Dino, a Embratur vai entrar em contato com a direção da Adidas no Brasil. Ele quer fazer um apelo para que a empresa reveja a campanha e tire os produtos do mercado. A reportagem procurou representantes da empresa alemã, mas ainda não obteve resposta sobre o assunto.
DISQUE 100
A presidente Dilma, por sua vez, citou o Ministério do Turismo e as secretarias de Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres da Presidência e disse que os órgãos estão "firmes no combate à exploração sexual". Segundo Dilma, denúncias envolvendo crianças e adolescentes devem ser feitas pelo Disque 100.

 

Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário: