quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Jovem denuncia ex-namorado por ameaça e desabafa contra foto nua

Uma jovem de 21 anos, aluna de letras da Universidade de São Paulo (USP), procurou a internet e a Polícia Civil de São Paulo para denunciar o ex-namorado, um búlgaro de 26 anos, também estudante da mesma universidade, por postar fotos íntimas dela no Facebook e de ameaçá-la de morte após o fim do namoro.


Virou rotina. A garota termina o namoro, o cara não se conforma e ataca. Publica na rede fotos e vídeos íntimos da ex para se vingar. Assim foi com a adolescente piauiense Júlia Rebeca, 17, que não aguentou a pressão e se suicidou, na semana passada. Os casos se multiplicam com a mesma velocidade com que são compartilhados.

Agredida da mesma forma, a estudante de letras da Universidade de São Paulo (USP), Thamiris Natalie, 21, fez diferente. Abalada, ela também chegou a pensar em suicídio. Mas reagiu e decidiu usar a rede para se defender das agressões e ameaças de seu ex-namorado, o búlgaro Kristian Krastanov, 26. Ele espalhou perfis falsos da estudante com fotos dela nua, inclusive em sites de pornografia, e também a ameaçou de morte. Depois de procurar a polícia para registrar as ameaças, ela publicou no seu perfil no Facebook, na noite de domingo, um desabafo que, em menos de 24 horas, tinha 1.600 compartilhamentos.


“Era uma agonia que estava sendo muito difícil de suportar. Então eu fiz a carta, publiquei e não esperava repercussão nenhuma”, contou ontem a estudante a O TEMPO. “Eu só queria parar de receber mensagens de homens com comentários lascivos acerca do meu corpo. Eu sentia sempre um nojo muito grande, uma vontade de chorar, um sufoco”, desabafou Thamiris.

Na carta, ela relata o drama vivido num relacionamento desgastado. “Foi em julho que as ameaças começaram: ‘eu vou colocar suas fotos nua e vídeos na internet etc’. Tudo foi piorando e ficou mais do que claro de que conversa não adiantava. Quando ele me ameaçou de morte, eu resolvi agir e fui à delegacia de polícia da mulher fazer um boletim de ocorrência. Eu estava perdendo a minha cabeça”, escreve a universitária.

“É como eu disse no desabafo. Nós brigávamos muito, o relacionamento estava seriamente desgastado e eu não o amava mais. Ele diz que eu o traí, mas não é verdade.” Ela disse ao jornal que lamenta profundamente a morte de Júlia Rebeca.

Fonte: (Aline Reskalla) Otempo

Como se prevenir da exposição

Evite. A maneira mais segura e eficiente de não ser exposta à divulgação indevida de materiais íntimos é não gravando esses materiais.
Identificação. Caso opte fazer esses materiais, não deixe capturar o rosto, sinais como marcas de nascença ou tatuagens e preserve a voz.
Posse. O material deve ficar sempre com a mulher.
Proteção. Criptografe e coloque senha no material. Programas gratuitos que salvam nas extensões ZIP e RAR fazem essa função.
Armazenamento. Guarde os vídeos e as fotos em dispositivos móveis como pendrives ou HDs externos. Computadores e tablets podem ser invadidos por técnicos que venham a ter que consertá-los.


Fonte: Luís Felipe Silva Freire / Comissão de Informática e Crimes eletrônicos da OAB

Nenhum comentário: