sexta-feira, 12 de abril de 2013

Serviços de proteção à mulher somam 81% dos atendimentos em BH


Em fevereiro e março, os serviços voltados para o atendimento e garantia dos direitos das mulheres foram os mais requisitados na Casa de Direitos Humanos, instalada no edifício Lutetia, construído em 1939, e que foi totalmente reformado e adaptado para receber os órgãos e instituições do Estado.


É o que revela o primeiro balanço de atendimento, divulgado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), nesta quinta-feira (11). Inaugurada em 21 de fevereiro pelo governador Antonio Anastasia, a casa contabilizou, até 31 de março, 1.711 atendimentos, media diária de 44. Deste total, 1.390 foram voltados para mulheres, o que corresponde a 81%.

Criada justamente para facilitar o acesso da população a serviços e programas voltados à promoção, proteção e restauração dos direitos humanos, o espaço reúne 20 órgãos e instituições do Estado, dentre os quais estão o Centro Risoleta Neves (Cerna), a Delegacia Especializada de Crimes contra a Mulher (DEAM), o Núcleo Especializado de Defesa da Mulher (NUDEM), além do Conselho Estadual da Mulher (CEM), responsáveis pelo maior número de atendimento até agora. De 21 de fevereiro a 31 de março, o Cerna atendeu 833 mulheres, a DEAM 275, o NUDEM 258 e o CEM 24.

A Casa
A Casa de Direitos Humanos está instalada no edifício Lutetia, construído em 1939, e que foi totalmente reformado e adaptado para receber os órgãos e instituições do Estado. Além dos atendimentos prestados à mulher, o balanço mostra que houve demanda para todos os serviços ofertados no local. O Conselho Estadual do Idoso (CEI), por exemplo, registrou 76 atendimentos.

A Casa de Direitos Humanos abriga os seguintes conselhos estaduais: Assistência Social (Ceas), dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), de Defesa de Direitos Difusos (Cedif), do Idoso (CEI), de Promoção da Igualdade Racial (Conepir), da Pessoa com Deficiência (Conped), de Defesa dos Direitos Humanos (Conedh) e da Mulher (CEM).

Além dos conselhos, todos vinculados à Sedese, a Casa de Direitos Humanos conta com a presença de uma Delegacia de Mulheres (que funciona 24 horas e nos finais de semana atende no esquema de plantão), da Polícia Militar (área de segurança), da Ouvidoria Geral do Estado, do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (Cogemas), do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Crimes Violentos (NAVCV).
Fonte: O Tempo

Nenhum comentário: