quinta-feira, 11 de abril de 2013

A Pastoral da Mulher de BH defende maior segurança para as mulheres que batalham nos hotéis do hipercentro


Reduzir  as violações de direitos humanos das mulheres que estão em situação de prostituição e garantir condições de segurança que garantam a sua integridade física foram os objetivos de diversas ações e encontros realizados pela Pastoral da Mulher durante esta semana.




Durante os últimos dias várias reuniões aconteceram entre a Pastoral da Mulher de BH, representada por Isabel C. Brandão e Jose M. L. Uriol,  membros da Policia Militar e lideranças da região central de Belo Horizonte com a finalidade de discutir os problemas de segurança que sofrem as mulheres que batalham nos hotéis.
O dia 4 de abril mantivemos um encontro com o Major Gedir C. Rocha,               Comandante da 6ª Cia Especial 1º BPM e com Lincoln Pereira Nascimento, presidente do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEPH-BH). Durante a mesma tivemos ocasião de apresentar algumas violações de direitos das mulheres que acontecem nesta área (como a exposição à violência, que às vezes acaba em morte, a falta de condições de segurança adequada que preservem a integridade física das mulheres nesses locais, etc.). Dada a necessidade de dar uma resposta satisfatória a estas demandas, combinamos em convocar uma nova reunião onde pudessem estar presentes outras pessoas e entidades que possam ajudar  a dar  respostas efetivas a estes problemas.


Com tal motivo, o dia 10 de abril a Pastoral da Mulher reuniu-se no Auditório da Rodoviária com os mencionados Sr. Lincoln e o Comandante Gedir, com a Tenente Cristina da 6ª Cia da PM, o Presidente da Associação de Amigos da Rua Guaicurus (que agrupa a maioria dos hotéis da zona boemia), Sr. Edson Cruz,  o advogado da citada associação Orlando Januário Santos, alguns outros donos de hotéis e proprietários de comércios da região.
Os encaminhamentos decididos podem contribuir para melhorar a  segurança das mulheres, entre eles:
·  Colocar roleta eletrônica na porta dos hotéis para controlar o acesso aos mesmos
·  Treinamento dos porteiros dos hotéis pela Policia Militar em técnicas de segurança
·  Consolidar a colaboração com a Policia Militar de todas as pessoas e Entidades que trabalham ou moram no hipercentro com a finalidade de inibir a criminalidade.
·   Melhorar as condições de higiene das ruas e estabelecimentos
·  Melhorar as condições de segurança dentro dos hotéis para coibir a comissão de violência contra as mulheres e outros delitos (uma possibilidade apontada é a de sistemas de alarmes e campainhas nos quartos).
·  Manter reuniões periódicas para avaliar o impacto destas e outras medidas e responder aos desafios que possam ir aparecendo em matéria de segurança cidadã no hipercentro de Bh

Nenhum comentário: