sábado, 1 de setembro de 2012

O amor nos faz agir: caminhos de sabedoria com Santo Afonso


Este texto pretende mostrar um pouco da sabedoria de santo Afonso. Ele que é um grande mestre da espiritualidade e escreveu muitas obras que nos ajudam a seguir o Cristo Redentor. Destacamos o que nosso santo diz sobre o amor a Deus, que é fundamental na vida do cristão.

“A essência da santidade consiste em amar a Jesus Cristo. Há aqueles que medem a santidade pela frequência de vida austera ou dedicada à oração. Outros pela frequência aos sacramentos ou pela partilha de esmolas. Mas todos se enganam, pois o grau maior do seguimento de Cristo consiste nesse amor que, segundo São Paulo, ‘é vínculo da perfeição’ (Cl 3,14)”.
                Não somos nós que alcançamos a Deus, mas é ele que vem até nós. Para st. Afonso, ser santo é antes de tudo amar. O esforço para ter uma vida austera e piedosa não tem valor se não há amor, pois “a santidade consiste em amar a Jesus Cristo”. O próprio Cristo faz um questionamento sobre essa conduta: “Por que me chamais ‘Senhor! Senhor!’, mas não fazeis o que eu digo?” (Lc 6, 46). O mandamento de Jesus é o amor: “amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 15,12).
                O amor a Deus alimenta todas as virtudes da nossa vida, pois sempre vamos querer agradar a quem amamos: “O amor une e dá consistência a todas as virtudes, por isso dizia Santo Agostinho: ‘Ama e faze o que quiseres’. Porque quando alguém está enamorado esforça-se por evitar o que não agrada o outro”. Santo Afonso sabe que o amor leva à prática, não há alguém que ame e fique parado. Quem ama sente o desejo de viver em prol do outro.
                Se Deus nos ama tanto, por que não o amamos com todo nosso coração? Esse será o grande questionamento de Santo Afonso: “Deus não merece que lhe entregues toda tua capacidade de amar, sendo que dele partiu a iniciativa de te amar primeiro?”
                O amor nos fará agir, nos fará fazer a vontade do Pai, nos fará dar a vida como Cristo. “‘Para que saiba o mundo quanto amo o Pai, levantai-vos vamos-nos daqui... ’ Para onde? Para ser na cruz o dom que Deus te faz”.
                 O caminho apontado por Santo Afonso é Amar a Deus. Nenhum pecado pode impedir de entregar-se ao amor a Deus, todo e qualquer pecado cai diante do amor: “Por essa razão, eu te digo, seus numerosos pecados lhe são perdoados, porque ela demonstrou muito amor” (Lc 7,47). Se quisermos ser no mundo uma luz basta amarmos a Deus. Se quisermos dar sabor ao mundo, basta amarmos a Deus. O amor nos move e nos faz agir. Será que é tão difícil amar a quem nos ama tanto? 
 

Fagner Dalbem Mapa, CSsR

Nenhum comentário: