sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Seminário da Pastoral da Mulher abordou o problema do tráfico de pessoas com fins de exploração sexual




Na manhã da quinta-feira (30) aconteceram as palestras  “Tráfico de seres humanos para fins de exploração sexual: realidade no Brasil” – proferida pela Ir. Roseli Consoli, integrante da Rede Talitakun e da Rede “Um Grito pela Vida” – Rede Brasileira de Religiosas contra o tráfico de pessoas, e “Tráfico de pessoas: lugar teológico, clamor ético, missão da Igreja”, proferida pelo Dr. Elio Gasda - Doutor em Teologia e Professor da Faculdade Jesuíta de Teologia e Filosofia.

Reproduzimos aqui o artigo que elaborou para o Jornal “O Grito Mulher” com motivo deste evento comemorativo dos XXX anos da Pastoral da Mulher de BH
TRÁFICO DE PESSOAS: OLHAR DA FÉ E EXIGENCIAS ÉTICAS
Élio Estanislau Gasda
O tráfico de pessoas é um espelho das mazelas do capitalismo global e está conectado aos mecanismos globais derivados de uma estrutura política e econômica injusta e violenta. Atinge cerca de 2,5 milhões de vítimas, movimentando, aproximadamente, 32 bilhões de dólares por ano. Estima-se que 700 mil mulheres e crianças são traficadas passando todos os anos pelas fronteiras internacionais. Isso sem contabilizar o tráfico interno, no interior de cada país . A indústria e o mercado do sexo intensificaram-se nos últimos anos a partir de quatro atividades: prostituição, tráfico, comércio de mulheres e pornografia. O Brasil é a maior fonte latino-americana de mulheres destinadas ao mercado do sexo.
Neste contexto, a Igreja tem manifestado sua preocupação com este crime. O Concílio Vaticano II (1962-65) apontava para a escravatura, a prostituição, a venda de mulheres e crianças, e as condições de trabalho indignas em que as pessoas eram tratadas como instrumentos de ganho e não como pessoas livres e responsáveis, como “infâmias” que “envenenam a sociedade humana, aviltam os seus perpetradores” e constituem “uma suprema desonra para o Criador” (Gaudium et Spes, 27). João Paulo II dizia que o mercado de seres humanos constitui uma ofensa chocante contra a dignidade humana e uma grave violação dos direitos humanos fundamentais . Recentemente, Bento XVI pediu que a comunidade internacional combatesse o turismo sexual, o tráfico de pessoas com este fim ou para transplantes de órgãos, e a exploração de menores .
O capitalismo sustenta esta máquina de pilhagem de miseráveis com a omissão da sociedade e a cumplicidade do sistema financeiro. Ao aceitar o dinheiro do tráfico, os bancos se omitem ante o terror imposto a pessoas indefesas. Dinheiro sujo procedente de bordéis, masmorras, carvoarias, mansões, fábricas tailandesas, garimpos de Serra Leoa, do algodão das lingeries da Victoria’s Secret, das grifes da Zara, dos tablets da Apple/Foxconn, etc. Quanto mais os traficantes enriquecem, mais se empenham em traficar, mais querem aumentar suas contas na Suíça, Bahamas, Londres, Wall Street. O capitalismo serve-se dos miseráveis para aumentar seu poder. Em nome do lucro, se negociam pessoas. A que tribunal pedir conta da cumplicidade dos paraísos fiscais e dos grandes bancos para com o trafico de seres humanos?
Todo cristão é um abolicionista
A pregação de Jesus na sinagoga é uma grande proclamação: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar a remissão aos presos e aos cegos a recuperação da vista, para restituir a liberdade aos oprimidos, e para proclamar um ano de graça do Senhor” (Lc 4, 18-19). O cristão é ungido no batismo para ser abolicionista como Jesus. Ungido para proclamar e defender a liberdade e levar a Boa Notícia da libertação para todas as vítimas da escravidão. É missão divina que deve ser assumida com a consciência de que o alcance da escravidão vai além dos milhões de vitimas do tráfico. É toda a sociedade que precisa ser libertada das estruturas enraizadas no pecado da idolatria. A interrupção do tráfico de seres humanos aparece como uma das causas da queda do império romano: “Caiu, caiu Babilônia, a grande” (Ap 18,2): Os mercadores da terra choram e se enlutam por ela, porque ninguém mais compra seus carregamentos de ouro, prata, linho e púrpura... vinho e óleo, flor de farinha e trigo, bois e ovelhas, cavalos e carros, escravos e prisioneiros (Ap 18, 11-13).
Trabalhar em conjunto para parar o tráfico humano. Este é o título da declaração das Comissões Europeias Justiça e Paz (Assembleia-geral de Belgrado (Sérvia), 2008). A Conferência das Comissões Europeias Justiça e Paz compromete-se a combater este crime em todas as suas formas, incluindo o trabalho forçado, a exploração sexual, a escravatura e a remoção ilegal de órgãos. Prevenir o tráfico de seres humanos, apoiar as comunidades e as pessoas afetadas, reabilitar as vítimas do tráfico e favorecer sua reinserção na sociedade: estas são as diretrizes da ação da Igreja diante da praga do tráfico humano, destacadas na Conferência Internacional sobre o Tráfico de Seres Humanos organizada pelo Pontifício Conselho da Justiça e pela Conferência Episcopal Inglesa. No mundo, os católicos são 1,1 bilhão e a Igreja pode contar com suas redes globais para lutar contra a chaga do tráfico de seres humanos. Também a Igreja no Brasil assumiu de forma oficial o combate ao tráfico de pessoas: “O serviço à vida começa pelo respeito à dignidade da pessoa humana (...) Atenção especial merecem também os migrantes forçados pela busca de trabalho e moradia...; c) as vítimas do tráfico de pessoas” (CNBB. Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015, n.107-111).
A Igreja nos convoca a resgatar dos calabouços do capitalismo a imagem viva de Deus refletida no rosto das vítimas: Eu estive preso (Mt 25, 35). É contemplar seu rosto no rosto de todo prisioneiro clamando por libertação (Mt 25, 35). Em todo ser humano está a imagem viva de Deus esperando para ser amado e acolhido como tal, pois “Cristo é tudo e está em todos” (Col 3, 11). Enfrentar o tráfico de seres humanos significa muito mais do que uma ação pastoral. É fazer a vontade do Pai assim na terra como no céu. É profissão de fé levada às últimas consequências, é assumir a “causa de Deus” e combater o bom combate (2Tm 4,7)
 É agir em memória de Jesus. O compromisso com as vítimas está intrinsicamente vinculado ao memorial da Páscoa de Jesus, agir em conformidade com o Senhor comungando de seu mesmo destino e missão. Deus tanto amou o mundo que enviou seu Filho Único, a fim de que “o carrasco não triunfe e as vítimas não caiam no esquecimento”. O combate ao tráfico de seres humanos, como memória do Seu ministério libertador (Lc 4, 16), é expressão da eficácia salvadora da Eucaristia. É culto agradável a Deus (Heb 13, 16; Rom 12, 1).

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