terça-feira, 28 de agosto de 2012

Pastoral da Mulher de BH realiza seminário sobre a prostituição


O seminário “Prostituição feminina: encantos e armadilhas“ marca os XXX anos da APMM e se propõe ampliar as concepções desde as quais habitualmente se estuda esta realidade, tomando consciência das transformações acontecidas nestes últimos 30 anos. Tais mudanças nos provocam a procurar novas respostas a partir de um olhar transdisciplinar que integre as diferentes perspectivas que contribuem para a compreensão do contexto prostitucional.


O seminário tem como objetivo possibilitar à sociedade o conhecimento dos desafios e contrastes em que estão inseridas as mulheres em situação de prostituição e refletir sobre este fenômeno que se situa nas intersecções entre sexualidade, economia, trabalho, poder, moral e relações de gênero. O seminário enfocará esta realidade desde uma perspectiva antropológica e socioeconômica, além de abordar o impacto dos grandes eventos esportivos sobre o crescimento do tráfico de seres humanos com fins de exploração sexual.

Local: Caixa de Assistência dos Advogados –Rua Ouro Preto 67, Barro Preto
DATA: dias 29-30 de agosto de 2012.

 
PROGRAMA PREVISTO

Dia 29

Manhã

8.00 h - Inscrições

8.30 h- Abertura: Apresentação do Seminário.Ivoni Grando (Coordenadora provincial das irmãs oblatas)

9.00 h- “Legalização da prostituição?”,pela Dra. Delze dos Santos (Mestra em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da UFMG. Doutoranda em Direito Internacional – Público pela PUC-MG. Procuradora do Município de Belo Horizonte. Professora de Direito Agrário da Escola superior Dom Helder Câmara).

9.50 h Discussão

10.30“A dor e o estigma da puta pobre ”. Palestrante: Dra. Patrícia Castro Mattos (doutora em sociologia pela Unb e pós-doutorado em Fachhochschule Bielefeld – Alemanha.Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São João del-Rei ).

11.30. Discussão

Tarde

14.00“Mulheres da região central de BH: identidade, trabalho e território”. Palestrante: Juliana Gonzaga Jayme (Doutora em Ciências Sociais/Unicamp. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da PUC Minas).

15.00 Discussão

15.30 Coffee break

16.00“Megaeventos, turismo sustentável e infância protegidaHelyzabeth Kelen Tavares Campos (Bacharel em Direito, Ponto Focal de Minas Gerais no Comitê Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes).

16.50 Discussão

Dia 30 de agosto

08.30“Tráfico de seres humanos para fins de exploração sexual: realidade no BrasilI. Roseli Consoli do Prado (pós- graduada em Administração e Planejamento de Projetos. Participa da Rede Talitakun -Rede Internacional da Vida Consagrada contra o Tráfico de Pessoas e da Rede “Um Grito pela Vida” – Rede Brasileira de Religiosas contra o tráfico de pessoas).

09.30 Discussão

10:15 h “Tráfico de pessoas: lugar teológico, clamor ético, missão da Igreja”. Palestrante: Dr. Elio Gasda (Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Comillas de Madrid, professor de Teologia na Faculdade Jesuíta de Teologia e Filosofia).

11.15 Discussão

11.45 Agradecimentos e Encerramento

Nenhum comentário: