quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Seminário em Preparação ao Grito dos Excluídos 2012


O seminário que acontecerá no próximo dia 11 de agosto, terá uma mesa que trará a Conjuntura atual do Estado e que trabalhará em sintonia com a 5ª Semana Social Brasileira que traz como tema “Estado pra que? Estado para quem?” 

Onde trará uma visão dos Movimentos Sociais e Sindicatos e uma visão Pastoral, para tal, contaremos com a presença de Bruno Pedralva (Médico SUS, Programa Saúde Comunitária, Militante Social da Consulta Popular, Movimento dos Trabalhadores Desempregados) e Dom Joaquim Giovanni Mol (Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte).
Seguindo o seminário, teremos oficinas com alguns temas propostos pela comissão organizadora, que são eles:
 ·         Criminalização da pobreza;
·         Privatizações e PPP´s;
·         Saúde e Agrotóxicos;
·         Violência contra a mulher;
·         Eleições e corrupção;
·         Reforma Urbana;
·         Defesa meio ambiente e mineração;
·         Educação e Cultura

Cronograma do Seminário:
Data: 11/08
Horário: 08h às 13h
Local: Escola Municipal Paulo Mendes Campos
Av. Assis Chateaubriand, 429 – Floresta – BH
(Ao lado da TV Alterosa)
As informações e inscrições para o Seminário devem ser feitas pelo telefone: (31) 3428-8046 (31) 3428- ou 3428-7943 ou pelo email: gritodosexcluidosbh@gmail.com
 Para a inscrição basta informar: nome completo, entidade que representa, telefone e email
O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo, é um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos.

O Grito dos Excluídos, como indica a própria expressão, constitui-se numa mobilização com três sentidos:
Denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social;
Tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome;
Propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos.
O Grito se define como um conjunto de manifestações realizadas no Dia da Pátria, 7 de setembro, tentando chamar à atenção da sociedade para as condições de crescente exclusão social na sociedade brasileira. Não é um movimento nem uma campanha, mas um espaço de participação livre e popular, em que os próprios excluídos, junto com os movimentos e entidades que os defendem, trazem à luz o protesto oculto nos esconderijos da sociedade e, ao mesmo tempo, o anseio por mudanças.

Nenhum comentário: